Dica Air France: como ganhar tempo e evitar problemas no check-in

Viagem internacional sempre deixa os passageiros em dúvida. Com quanto tempo de antecedência preciso chegar no aeroporto? Posso fazer check-in online? E via celular? O que posso levar na mala de mão?

Para responder essas dúvidas, a Air France nos ajudou a escrever esse post dando dicas para poupar tempo e evitar problemas no check-in e no embarque. Vamos lá:

  • Posso fazer check-in online ou via celular?

Sim, a partir de 30 horas antes do horário do seu vôo, você pode fazer check-in online, pelo site da Air France (web ou mobile) ou pelo aplicativo da Air France (você pode baixá-lo aqui).

Ao fim do check-in, você poderá imprimir o seu cartão de embarque ou recebê-lo por email, SMS ou MMS. Caso esteja embarcando em São Paulo ou em Paris, você pode apresentar seu cartão de embarque impresso ou no celular às autoridades aeroportuárias para embarque. No Galeão, porém, você ainda tem que se apresentar ao balcão de check-in para obter seu cartão de embarque.

Ao chegar no aeroporto com o cartão de embarque em mãos ou no celular, dirija-se ao balcão de despacho de bagagens.

  • Marcação de assentos

Além de poupar tempo e filas no aeroporto, no caso da Air France  é  ainda mais importante fazer o check-in online porque é quando você poderá fazer a marcação do seu assento na classe econômica.

  • Com quanto tempo de antecedência devo chegar no aeroporto?

Para os vôos Brasil – Paris – Brasil, você deve chegar com, no mínimo,  60 minutos de antecedência, mesmo que tenha feito o check-in online pois deverá despachar a sua bagagem.

Se for viajar de Paris para outros países da Europa ou para o interior da França, você deve estar no aeroporto 40 minutos antes do horário previsto do seu vôo.

Saiba mais no site da Air France

  • Quais são os itens proibidos na bagagem de mão?

- Todos os tipos de bebidas;

- Shampoos, cremes, perfumes, loções, cosméticos (líquidos ou em gel);

- Spray de cabelo;

- Creme dental;

- Desodorantes (em aerosol, líquidos ou creme);

- Objetos pontiagudos, como: faca, canivete, estilete, etc;

- Fósforos e isqueiros cujo combustível seja gás, tipo maçarico (não podem ser transportados no interior de bagagens de mão e/ou bagagens despachadas).

Saiba mais no site da Air France

  • Se eu comprar bebidas e cosméticos no Free Shop, poderei embarcar com elas nas bagagem de mão?

Sim, todos os itens comprados no Free Shop, já na área de embarque internacional, poderão entrar no avião como bagagem de mão.

Leia outras dicas da Air France:

Os posts Dicas da Air France são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.

Publicidade

Veja Também

Como pedir nos restaurantes em Paris? Saiba ler um cardápio francês

Quanto um turista gasta por dia em Paris?

Domingo dia 30 de março passamos para horário de verão

12 pitacos, participe desta conversa

  1. Francielle Ruivo disse:

    E se ainda tiver que entregar o detaxe na volta…eu indico umas 3 ou 4h antes do horário de embarque…pois isso tem que ser feito antes do check in. E provavelmente você terá que abrir suas malas e mostrar os produtos.

  2. Beth disse:

    Cheguei no CDG esta semana com duas horas de antecedência e quase perdemos o avião.
    E olha que tínhamos priority para embarque…

  3. Sophia disse:

    Gente, desculpe-me, mas as alterações não sanaram a minha dúvida: se estou voando de classe econômica pela AF, só consigo marcar meu assento no momento do check-in? Não consigo marcá-los no momento da compra das passagens, como nas outras cias?

  4. eymard disse:

    No site da Airfrance diz que o HORARIO LIMITE para fazer o check-in internacional é de 60 minutos. E explica que horário limite é no balcão. Então a coisa muda de figura. Não é com quanto tempo voce deve chegar no aeroporto mas, sim, a que horas o check-in encerra!!!! Sutilezas que a boa comunicação, especialmente no nosso caso, são fundamentais. Devo chegar mais cedo (com 2 horas de antecedencia, pelo menos) pois a depender da fila de espera no balcão, o check-in para despachar bagagem encerra com 60 minutos do horario de partida do voo.

    • Mariana Berutto disse:

      Pessoal, levamos as ponderações feitas por vocês para a Air France. Realmente, vocês têm razão. É preciso chegar com no minimo 2 horas de antecedência. Ainda mais levando em consideração as filas para controle de passaporte, que fogem do escopo da companhia. Já retificamos a informação no post acima.

  5. eymard disse:

    A airfrance não corrigiu os 60 minutos? Isso está equivocado. E em voo doméstico? 40 minutos? Também não dá. Desculpe, mas se chegar com 60 minutos em Guarulhos, mesmo com o check-in feito, vai ficar complicadíssimo para embarcar e sair no horário. Com a palavra a Airfrance!

  6. Mauricio Christovão disse:

    Se todo mundo chegar com 60 minutos de antecedência e ainda for despachar bagagem, o Jumbo não sai na hora… Na Ponte Aérea, e com bagagem de mão, pode ser.

  7. Regina Vasconcelos disse:

    60minutos antes, nem aqui nem em lugar nenhum do mundo, mesmo com check-in online e as outras modernidades, com 2 horas em maio quase perdemos o voo de volta, aumentei para 2 horas e meia/3 horas, é mais garantido e menos estressante.

  8. jorge fortunato disse:

    Chegar só com 60 minutos de antecedência do embarque no Brasil, não é aconselhável. Seria bom rever esse conselho. As filas são enormes, principalmente nos procedimentos da Polícia Federal.

  9. fatima disse:

    “Migrei” para a TAM – IMPOSSÍVEL de resgatar milhas pela AIR FRANCE. Não consigo sequer saber a quantidade de milhas que tenho (eles revalidam a senha para entrar no site e, ao mesmo tempo, dizem que a senha está inválida). Mas sempre mandam e-mail perguntando se não quero “comprar” milhas (pra que se não posso usá-las? por um precinho especial). Parodiando Obélix “esses franceses são loucos”.

  10. Sophia disse:

    “Além de poupar tempo e filas no aeroporto, no caso da Air France é ainda mais importante fazer o check-in online porque é quando você poderá fazer a marcação do seu assento na classe econômica.”

    Não é possível fazer a marcação de assentos da classe econômica no momento da compra das passagens pela Air France?

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.