Essa semana, falamos sobre os hábitos de viagem dos franceses e sobre o guia Routard. O Routard é um grande guia, amplo e generalista, similar ao Lonely Planet. Há alguns anos, vêm surgindo no mercado pequenos guias de viagem autorais que, se ainda não competem com o Lonely Planet, vêm ganhando mercado aos poucos.

Nós, com nossa editora Conexão Paris, somos um exemplo. Já vendemos 10.500 guias Paris, 5 roteiros em 4 dias, em 3 anos. Um sucesso editorial, ainda mais se considerarmos que as vendas acontecem apenas por aqui, na nossa lojinha. Em junho, lançamos o guia Na Mesa Cabe o Mundo, do nosso querido pitaqueiro Evandro Barreto. O livro apresenta uma Paris pessoal, por meio de crônicas que quase nos fazem sentir o cheiro e o gosto dos pratos nos bistrôs frequentados pelo autor.

Além da nossa editora, outros blogueiros têm lançados excelentes guias, sempre com esse viés pessoal de quem vive na cidade. E, por causa da interação diária com os leitores, conhecemos bem os hábitos, vontades e necessidades dos brasileiros ao viajar. Além dos blogueiros, pequenas editoras estão surgindo com excelentes guias autorais.

Selecionamos alguns guias para vocês:

Guias paris

Guias autorais sobre Paris

De Paris:

  • Gogo Paris, do blog de mesmo nome, é um guia atualizado duas vezes ao ano com dicas atualíssimas dos restaurantes, bares e lojas mais fervidos da cidade. À venda na Amazon, pela App Store ou na Colette, em Paris.
  • Deedee, 5 saisons à Paris (em francês), traz dicas do que fazer em Paris em cada estação do ano. À venda na Amazon ou na Colette, em Paris.
  • O guia do blog My Little Paris (em inglês) tem um monte de dicas fora do comum como onde alugar uma piscina privativa, massagistas chineses  que vão em casa ou ainda um delivery de calcinhas e sutiãs. À venda na Amazon.
  • E, claro, o A Parisiense, de Ines de la Fressange, que dispensa apresentações (em português). À venda nas principais livrarias no Brasil.
  • Paris para amar Paris, de Vicente Frare.  Esse não é blogueiro, mas criou a pequena Pulp Edições e tem publicado excelente guias. O guia Paris para amar Paris traz uma apresentação geral das principais atrações da cidade e  tem dicas super atualizadas. À venda nas principais livrarias no Brasil.

De outras cidades da Europa:

  • A Angela Arten-Meyer, do blog Alemanha, por que não?, tem vários guias escritos por ela à venda em seu blog: Munique e arredores, Vale do Reno e Berlim com Crianças. Todos em PDF. Tive a oportunidade de ler o Berlim com Crianças e, eu que já era louca para levar menus filhos a Berlim, agora tenho certeza de que será uma viagem inesquecível para eles. À venda no Alemanha, por que não?.
  • A Eneida Esteves, do excelente blog Londres para Principiantes, tem um guia imperdível com 4 roteiros para quem vai a Londres pela primeira vez – ou quem já foi mas quer conhecer melhor a cidade. Assim como o nosso, o guia tem mapas e descrição dos roteiros e locais por onde você vai passar. Super recomendo! À venda no Londres para Principiantes.
  • Guia do Museu do Prado, do blog Turomaquia, escrito pela doutora em turismo e expert do museu Patricia Camargo. Você vai entrar no museu e sair de lá entendendo a importância das principais obras e artistas. À venda no Turomaqua.  E, em breve, a Patricia Camargo vai lançar o guia O Essencial do Louvre, pela editora Conexão Paris.

Atualização em 2015:

  • O guia Tô indo para a França, escrito por Marcio Jardim, é uma boa opção para quem está viajando para o exterior pela primeira vez. O guia ensina como planejar uma viagem internacional, dando dicas práticas que podem ajudar bastante. É também um relato da primeira viagem do autor à Paris. À venda na Saraiva.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris