Fizemos em setembro 2013 um tour rápido pela maravilhosa Borgonha. Ficamos 2 dias em Beaune e 2 dias em Dijon.

No primeiro dia, visitamos Beaune, a capital do vinho da Borgonha. A cidade é pequena, charmosa, rodeada por muralhas e fácil de ser visitada. Como sempre, antes de mais nada, passe no Office du Tourisme. Normalmente, estes centros de informação distribuem gratuitamente circuitos e mapas. O de Beaune, estranhamente, não. Os turistas devem comprar pequenos guias com os principais monumentos a serem visitados.

Pontos imperdíveis:

  • A feira de Beaune

Todos os sábados e quartas pela manhã acontece a feira gastronômica de Beaune na Place de la Halle. A de sábado é muito maior e mais interessante, com mais de 80 comerciantes. Coloridas e alegres, as barraquinhas se espalham pela praça e no interior do mercado coberto. Horário: até 13 horas.

Mercado de Beaune

Mercado de Beaune

  • Hotel Dieu – Hospice de Beaune. 
HospiceBeaune

Hospice de Beaune. Foto de Laur Phil no Flickr

Este hospital foi construído no século XV para atender necessitados e indigentes. Chama a atenção o lindo telhado do prédio, de estilo gótico flamboyant,  típico da arquitetura da região.

Hospice de Beaune-Sala dos Pobres

Hospice de Beaune – Sala dos Pobres

Em 1971 os atos médicos foram transferidos para locais mais modernos. Hoje ele funciona como museu da vida quotidiana nos séculos passados.

A cozinha do Hospice de Beaune.

A cozinha do Hospice de Beaune. Foto de André Mouraux no Flickr

O hospice é ainda proprietário de famoso vinhedo e, todos os anos, no terceiro domingo do mês de novembro, a venda do vinho produzido ali é um grande evento internacional.

O vinho produzido da propriedade do hospice de Beaune.

O vinho produzido da propriedade do hospice de Beaune. Foto de Karen no Flickr

  • As muralhas de Beaune
Muralhas iluminadas

Muralhas iluminadas

Construídas em épocas diversas as muralhas fazem parte da identidade da cidade. Uma sugestão, faça um passeio à noite para ver as muralhas iluminadas.

Hotéis em Beaune

Nos hospedamos em um B&B de charme, uma Chambre d’Hôtes como dizem os franceses.

Sens

Jardim interno do Le 5

O Le 5 é muito bem localizado, na entrada da parte histórica de cidade, diante do Office du Tourisme, ao lado de excelentes restaurantes. O escolhemos também porque, sempre que podemos, optamos por pequenos hotéis aconchegantes (em detrimento das grandes redes) e este estava com pontuação 9.5 no site de reservas Booking.com.

Biblioteca

Biblioteca

Este pequeno hotel com apenas 4 quartos foi inaugurado em junho 2013.

Novinho e com bela decoração, percebemos nos mínimos detalhes o empenho em criar ambientes agradáveis e confortáveis com móveis e objetos de designers premiados. Biblioteca com Nespresso à disposição dos clientes.

Nosso quarto

Nosso quarto

Nosso quarto (2)

Muito bem decorado

Nosso quarto era enorme e aconchegante.

Banheiro de pedra cinza, imensa ducha italiana

Banheiro de pedra cinza, imensa ducha italiana

O banheiro, delicioso com decoração refinada. Adorei o detalhe da cadeira.

Café da manhã em antigo depósito de tonéis

Café da manhã em antigo depósito de tonéis

A sala do café da manhã, não precisa de comentários.

Café da manhã

Café da manhã

Tudo perfeito. Pães fresquinhos, sucos preparados na hora, geléias requintadas, frutas, embutidos e queijos, coalhadas e cereais. Nós pagamos 155 euros a diária.

Faça sua reserva no site Booking.com

Hotel Le Cep

Hotel Le Cep

Indicamos também, dois outros hotéis em categorias opostas.

Ibis Style Centre

Ibis Style Centre

  • Ibis Styles Centre com excelente localização, ao lado da nossa Chambre d’Hôtes, novinho. Como todo Ibis, simples, limpo e com bom café da manhã. As diárias para início de 2014 começam à 93 euros. Faça sua reserva no site Booking.com. Clique aqui.

Como ir de Paris até Beaune:

Beaune fica a 140 km de Lyon e 45 km de Dijon.

  • Avião: a viagem de avião até Lyon dura 1 hora, depois é possivel pegar carro ou trem para ir até Beaune. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem 2h30 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem até Dijon tem cerca de 4h30 de duração, depois é possivel ir de trem ou carro até Beaune. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
  • Carro: a viagem dura cerca de 3 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

Air France oferece aos seus passageiros voos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília direto para Paris e, de lá, 5 voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e Lyon, e outros 2 voos diários entre Paris – Orly e Lyon.

Obs.: os posts sobre Lyon são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris