Lyon é uma das principais capitais da gastronomia francesa e seu chef mais conhecido é Paul Bocuse. Não fomos até Collonges-au-Mont-d’Or, situada a 10 km do centro de Lyon, para conhecer a cozinha do famoso chef. Preferimos testar os bistrôs situados em torno do nosso hotel.

Como estávamos hospedados na Presq’île, a escolha era imensa.

Restaurant Vivarais

Restaurant Vivarais

O que nós mais gostamos foi o bistrô Vivarais com uma cozinha jovem e criativa, fora dos circuitos da cozinha tradicional e regional. Eles oferecem dois menus: um por 18 euros com prato+sobremesa+uma taça de vinho; outro a 29 euros com entrada+prato+sobremesa. Escolhemos o menu de 29 euros é tudo estava delicioso.

Restaurant Vivarais

Restaurant Vivarais

Restaurant Le Vivarais: 1 place Gailleton, 69002 Lyon , tel.: +33 04 78 37 85 15.

Brasserie Le Nord

Brasserie Le Nord

Testamos também uma das Brasseries de Paul Bocuse, Le Nord. Cozinha tradicional, pratos típicos da região. Simples e honesto.

A sopa de cebola estava deliciosa.

Brasserie Le Nord

Brasserie Le Nord

E o saucisson dentro de uma brioche, perfeito.

Brasserie Le Nord: 8 Rue Neuve, 69002 Lyon, tel.: +33 04 72 10 69 69

Le Mercière

Le Mercière

Gostamos também do Le Mercière, conhecido bouchon lyonnais. Este é o nome dado aos pequenos bistrôs onde degustamos as receitas tradicionais da região.

Pernil

Pernil de carneiro do Mercière

Aqui também estamos na simplicidade, pratos honestos e saborosos.

Le Mercière: 56 rue Merciere, 69002 Lyon, tel.: +33 04 78 37 67 35

L'Antiquaille do chef Tetedoie

L’Antiquaille do chef Tetedoie

Fora da Presqu’île, aconselhamos, sobretudo pela vista, o restaurante gastronômico Tetedoie situado na colina Fourvière.

Amoço nas alturas de Lyon

Amoço nas alturas de Lyon

Na hora do almoço (fora fins de semana e feriados) eles possuem um menu a 36 euros com entrada+prato+sobremesa. Este menu se chama Un déjeuner à l’Antiquaille. Vale a pena. A vista de Lyon é maravilhosa e a cozinha honesta. Quando visitarem o Vieux Lyon, almocem neste endereço.

E tentamos conhecer um dos restaurantes lyonnais mais cortejados pela crítica gastronômica, Le Palégrié, do jovem chef Guilhaume Monjuré, mas não conseguimos lugar. Não sigam meu exemplo – reservem com antecedência. Antes de abrir seu restaurante, Monjuré trabalhou com Vigato e Roellinger, dois grandes nomes da gastronomia francesa. O restaurante propõe menus no almoço por 14 euros e 22 euros. Excelente preço.

Le Palégrié: 8 rue Palais Grillet, 69002 Lyon, tel.: +33 04 78 92 94 84.

 

Hotel Carlton de Lyon

Hotel Carlton de Lyon

Para terminar, nos hospedamos no Hotel Carlton – MCGallery Colletion –  de Lyon porque as avaliações do site Booking.com estavam excelentes.

Quarto Standart

Quarto Standart

A localização deste hotel é perfeita, na Presq’île, perto de tudo. Quartos pequenos mas bem decorados e confortáveis.

Banheiro confortável

Banheiro confortável

Banheiro grande, bons produtos de banho, roupão, chinelo. Os agrados clássicos de um 4 estrelas.

O café da manhã também é muito bom com frutas, sucos, frios, pães sempre frescos, queijos…

Em pesquisa recente no site de reservas Booking.com conseguimos diárias à partir de 160 euros para quarto de casal. Clique aqui para suas reservas.

Lyon Confluence

Lyon Confluence

E antes de finalizar, gostaria de publicar fotos da região chamada Confluence, na ponta da Presqu’île. Fomos até lá rapidinho, somente para vermos as modificações da área.

Lyon Confluence

Lyon Confluence

É la que acontece a Bienal de Lyon. Ficamos impressionados com a revitalização da área e a alternância entre arquitetura contemporânea e antigos imóveis industriais readaptados para programas culturais.

Brasseries Paul Bocuse – Le Nord.

Restaurante Tetedoie.

Como ir de Paris até Lyon

Existem diversas opções de transporte:

  • Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa.  A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
  • Carro: a viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

Air France oferece aos seus passageiros voos partindo de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Brasília direto para Paris e, de lá, 5 voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e Lyon, e outros 2 voos diários entre Paris – Orly e Lyon. Para reservas, acesse o site da Air France.

Leia os outros artigos da série sobre Lyon:

Obs.: os posts sobre Lyon são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris