As estações Châtelet e Châtelet Les Halles em Paris

A- A+

A estação de metro Châtelet e a estação de RER Châtelet les Halles contam com 750.000 viajantes por dia.  As duas juntas representam uma das maiores estações subterrâneas do mundo em termos de números de trens e de viajantes. Elas se encontram no centro de Paris.

Na estação Châtelet passam 5 linhas de metro: 1, 4, 7, 11, 14. E na Châtelet Les Halles, 3 linhas de RER A, B, D.

A circulação dos usuários nestas duas estações não é fácil. Imagine o número de túneis necessários para interligar 8 linhas  de metro e RER.

Sempre que posso, evito Châtelet. Meu marido é mais radical ainda. Se a passagem por Châtelet é obrigatória ela muda de meio de transporte ou de programa. Sério.

Quando sou obrigada a enfrentar este mundo à parte me preparo meticulosamente.

Alguns conselhos:  se Châtelet for a sua estação de chegada, estude bem o google maps. Veja onde se encontra a sua rua e saiba se orientar.

Châtelet possui várias saídas e muitas vezes me encontrei no lado oposto ao desejado o que pode ser desagradável com chuva, com sacolas pesadas ou tarde da noite.

Antes de sair do metrô procure o mapa – veja acima – indicando todas as saídas. Ciente da localização do seu endereço, encontrar a saída correta ficará mais fácil.

Se você for obrigado a fazer uma correspondência em Châtelet, fique calmo. Ao calcular o tempo do transporte, dê um prazo a mais para se localizar no emaranhado dos túneis.

Todas as linhas estão indicadas pelo número e pela côr. Basta procurar com calma a sua correspondência.

Châtelet possui um tapete rolante para facilitar a vida dos usuários nos longos percursos.

E pense sempre na sua bolsa, nos bolsos e pertences. Os assaltos violentos são raros. Não se preocupe. Mas os furtos de bolsas e bolsos são corriqueiros. Eles acontecem nas saídas das escadas rolantes, nas saídas dos trens ou dentro dos vagões nas horas de pico. Fique atento, segure a bolsa, tire carteiras dos bolsos mais acessíveis e vá em frente.

Para tornar o quadro menos triste, é em Châtelet que encontramos os melhores músicos do metrô parisiense. Quando dou de cara com eles, paro, respiro fundo este pequeno momento de prazer e continuo meu caminho nos seus infernais corredores.


Leia também:

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

121 pitacos, participe desta conversa

  1. Antônio Militão Silva disse:

    Como posso comprar o carnet com 10 tickets no Aeroporto de Orly

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Antônio, nas máquinas de tickets que existem antes da plataforma do trem automático Orlyval. Mas atenção, os bilhetes comuns do carnê de 10 não servem para ir de Orly até Paris. Você tem que comprar o ticket para Paris.
      Abraços.

  2. Luiz disse:

    qual a melhor opção, de metrô ou RER, para ir da Gare de Lyon à Gare du Nord?

  3. Elizabeth disse:

    Rodrigo
    Parabéns por todas as informações.
    Gostaria de saber se a estação Saint Michelle/Nôtre Dame tem escada rolante, elevador ou esteira. Vou ficar hospedada no Quartier Latin. Pretendo pegar o RER no CDG. É preciso validar a passagem?
    Peço que a minha pergunta não seja publicada e que a resposta venha por email
    Um abraço e desde já agradeço.
    Beth

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Elizabeth, quando a pergunta é feita no blog ela é automaticamente publicada (mas não o seu email). Infelizmente devido ao grande número de perguntas que recebemos diariamente no blog não podemos respondê-las por email.
      A estação Saint Michelle/Notre Dame tem escada rolante, elevador ou esteira. É preciso passar o ticket do RER pela catraca, caso contrário ela não é liberada (isso é a validação).
      Abraços.

  4. Claudia Castelucci disse:

    Obrigada, Rodrigo.
    Mas, mesmo sendo a estação mais perto, me preocupam as escadas. São muitas? Tem escadas rolantes pra facilitar a locomoção ?

  5. Miguel Uamusse disse:

    Alo Rodrido, Parabens pelo excelente trabalho, olha eu estarei hospedado no Hotel nesse enderesso “19 bis rue Parmentier
    94700 Maisons-Alfort” hotel moderne. Qual metro que devo apanhar do aeroporto CDG(charles d G)ate lá. Muito obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Miguel, no CDG pegue o trem RER B até a estação Gare du Nord. Essa estação se conecta à Gare Magenta onde você deve pegar o trem RER E e descer na estação Maisons-Alfort – Alfortville.
      Abraços.

  6. Claudia Castelucci disse:

    Oi, Lina.
    Estou indo a Paris e a estação mais perto da Rue de Rivoli, onde ficarei, é a Chatelet Les Halles.
    Como estarei com a mala de viagem, você me indicaria descer lá?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Claudia, se você tiver somente uma mala sim. O trem RER B vindo dos aeroportos para nessa estação, você não precisará nem fazer baldeação para o metrô.
      Abraços.

  7. Erica disse:

    Muito obrigada!!
    Abraço 😉

  8. Erica disse:

    Olá Rodrigo,
    Desde que fiquei sabendo que irei a Paris, não deixo de acompanhar os comentários e dicas sobre a cidade. Parabéns pelo trabalho a toda a equipe do Conexão Paris!.
    Viajarei em julho e ficaremos hospedados no Novotel Les Halles. Estaremos com uma criança pequena. A região é boa, certo?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Erica, a região é central e com muita opções de restaurantes, lojas e linhas de metrô. Vocês poderão até mesmo ir a pé a vários pontos turísticos.
      Abraços.

  9. Rosangely disse:

    Bom dia.
    Por favor, me tire uma dúvida. Vou me hospedar próximo a Estação Saint-Germain e Mabillon, mas quando pesquisei no site da RATP não mostrou, ou não entendi, (assim me ajudaria a me localizar melhor) quais as cores das linhas e nem se teria que fazer conexão com outras linhas para ir aos pontos turísticos. Por favor, poderia me ajudar?
    Grata
    Rosangely

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rosangely, na estação Saint-Germain passa a linha 4 (cor púrpura) e na estação Mabillon passa a linha 10 (cor meio mostarda). Dependendo do ponto turístico que você quer visitar você terá que fazer conexão com outra linha. Veja o mapa das linhas de metrô: http://www.ratp.fr/plan-interactif/.
      Abraços.

  10. Alexandre disse:

    Rodrigo, parabéns pelo site, muito completo! Tenho uma dúvida: Existe um trem que vá direto do Aeroporto Charles de Gaulle até a estação Chatelet?

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Lucila, o ticket que você vai comprar em Orly serve para todo o trajeto até o seu destino final (desde que você não saia das estações).
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.