As estações Châtelet e Châtelet Les Halles em Paris

A estação de metro Châtelet e a estação de RER Châtelet les Halles contam com 750.000 viajantes por dia.  As duas juntas representam uma das maiores estações subterrâneas do mundo em termos de números de trens e de viajantes. Elas se encontram no centro de Paris.

Na estação Châtelet passam 5 linhas de metro: 1, 4, 7, 11, 14. E na Châtelet Les Halles, 3 linhas de RER A, B, D.

A circulação dos usuários nestas duas estações não é fácil. Imagine o número de túneis necessários para interligar 8 linhas  de metro e RER.

Sempre que posso, evito Châtelet. Meu marido é mais radical ainda. Se a passagem por Châtelet é obrigatória ela muda de meio de transporte ou de programa. Sério.

Quando sou obrigada a enfrentar este mundo à parte me preparo meticulosamente.

Alguns conselhos:  se Châtelet for a sua estação de chegada, estude bem o google maps. Veja onde se encontra a sua rua e saiba se orientar.

Châtelet possui várias saídas e muitas vezes me encontrei no lado oposto ao desejado o que pode ser desagradável com chuva, com sacolas pesadas ou tarde da noite.

Antes de sair do metrô procure o mapa – veja acima – indicando todas as saídas. Ciente da localização do seu endereço, encontrar a saída correta ficará mais fácil.

Se você for obrigado a fazer uma correspondência em Châtelet, fique calmo. Ao calcular o tempo do transporte, dê um prazo a mais para se localizar no emaranhado dos túneis.

Todas as linhas estão indicadas pelo número e pela côr. Basta procurar com calma a sua correspondência.

Châtelet possui um tapete rolante para facilitar a vida dos usuários nos longos percursos.

E pense sempre na sua bolsa, nos bolsos e pertences. Os assaltos violentos são raros. Não se preocupe. Mas os furtos de bolsas e bolsos são corriqueiros. Eles acontecem nas saídas das escadas rolantes, nas saídas dos trens ou dentro dos vagões nas horas de pico. Fique atento, segure a bolsa, tire carteiras dos bolsos mais acessíveis e vá em frente.

Para tornar o quadro menos triste, é em Châtelet que encontramos os melhores músicos do metrô parisiense. Quando dou de cara com eles, paro, respiro fundo este pequeno momento de prazer e continuo meu caminho nos seus infernais corredores.


Leia também:

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

94 pitacos, participe desta conversa

  1. Morgana Miranda disse:

    Não achei Châtelet tão complicada… É grande, mas bem sinalizada. É até divertida

  2. Simone disse:

    Ai, fiquei assustada, pois vou ficar em hotel próximo a esta estação e terei que usá-la diariamente, inclusive a noite, voltando da Disney e com criança! Dessa estação para o Aeroporto Charles De Gaulle, vou pegar o RER B, peço o favor de informar qual o sentido e onde devo descer (vou pegar voo Air France p/Brasil) pois tem a parada Charles De Gaulle 1 e a 2 TGV. Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Simone, os voos da Air France com destino ao Brasil saem do aeroporto CDG do terminal 2, desça do RER B na estação Aéroport Charles de Gaulle 2 – TGV.
      Abraços.

  3. Fernando Fraga disse:

    Quanto exagero em relação à Chatelet. A estação é uma das poucas servidas com escadas rolantes. Muito bem sinalizada, não há problema algum em se chegar do CDG de RER por ela.

  4. Betânia disse:

    Oi Lina,
    Comentei em outro post que estarei em Paris em 23/10/14 e gostaria de saber como faço para ir à Disney de metrô, estarei no hotel Villa Luxembourg e a estação Vavin fica a alguns metros.Poderia me explicar como chegar?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Betânia, na estação Vavin pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) até a estação Châtelet – Les Halles. Lá pegue o trem RER A4 com destino final em ‘Marne La Vallée – Chessy’. Desça nessa estação e ande 5 minutos até a entrada da Disney.
      Abraços.

  5. […] As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris […]

  6. […] As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris […]

  7. […] As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris […]

  8. […] As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris […]

  9. […] As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris […]

  10. […] As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris […]

  11. […] estações Châtelet e Châtelet Les Halles, até já escremos artigo sobre, com alguns conselhos, leia aqui; (se inevitável, torço para encontrar bons […]

  12. patrjcia disse:

    Não vejo problemas com a Chatēlet, passei por ela essa semana inteira. O importante eh Paris.

  13. Mizia Camargo Ribeiro disse:

    por outro lado…. aos amantes das surpresas ocultas em pequenas ruas de Paris, recomendo justamente a minha estação de metrô preferida: CHATELÊT! Tem tantas saídas possíveis que se você estiver apenas passeando despreocupadamente, escolha uma e SAIA! a cada nova escolha um aspecto diferente a ser apreciado.

  14. Luana disse:

    Retornei agora de Paris e estava hospedada bem próximo à estação Les Halles e achei um privilegio ter a Chatelet tão próximo com todas as syas conexões. Foi a minha primeira vez em Paris e eu não falo francês e achei a estação bem sinalizada, bem melhor que as de Roma. Até para ir ao aeroporto, usamos a Les Halles e foi bem tranquilo. Concordo com a Jane Curiosa…

  15. Artur disse:

    Gente, que exagero.

  16. Leany Vilhena disse:

    Ótima dica! Obrigada! Ficarei atenta quando visitar novamente essa encantadora cidade!

  17. Eduardo Vieira. disse:

    Olha, eu também não gosto muito dessa estação, mas para quem fica hospedado no Quartier Latin ela é praticamente obrigatória, pois é onde a linha 4 cruza com a linha 1. Eu me acostumei a fazer as baldeações necessárias. O movimento e a sensação de insegurança realmente existem e são acima do que se espera em um turismo europeu, mas não é nada demais para quem já encarou a estação da central no Rio.

  18. Maria da Glória disse:

    Em questões de roubo, senti mais insegurança na Gare do Nord.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.