Já que queríamos decifrar o mundo do luxo em Paris, chegamos a conclusão de que seria necessário descobrir como é se hospedar em um dos hotéis de luxo da cidade.

Paris tem diversos hotéis de luxo, famosos e emblemáticos como o Plaza Athenée, o Meurice, o Ritz (fechado para reforma), o Royal Monceau, o Crillon, o Bristol…

Escolhemos o Meurice porque entendemos que, dos grandes hotéis de luxo, talvez seja um dos mais discretos e elegantes. Além disso, fica no primeiro arrondissement, nosso campo de pesquisa sobre o luxo em Paris. Passamos duas noites no hotel. Ficamos na suite deluxe, uma das mais simples, e pagamos 850 euros por noite.

Como foi? Bem, tive a sensação de estar me hospedando dentro de uma caixa de jóias. Tudo no hotel brilha e reluz.

Detalhe das cadeiras no restaurante Dali, na entrada do hotel

No lobby, estão os dois restaurantes:

O Le Meurice é o restaurante gastronômico, comandado pelo chef Yannick Alléno. Aqui, temos a sensação de estarmos na palácio de Versailles. Apesar de ter sido todo reformado por Philippe Starck, o salão manteva intacta a alma francesa: lustres de cristal, grandes cortinas nas janelas que dão para os Jardins des Tuileries, lareira, painéis pintados nos tetos e paredes. O salão fica aberto para café da manhã. Ou seja, o dia já começa dourado. E – elistismo máximo – o restaurante fecha aos sábados e domingos para almoço e jantar.

Le Meurice em paris

O restaurante Le Meurice em Paris

Já o restaurante Dali é uma homenagem ao hóspede mais ilustre e um dos mais frequentes do hotel. Aqui talvez esteja a alma do hotel. Do café da manhã ao jantar, passando pelo chá da tarde, o salão não se esvazia hora alguma. Temos a sensação de que o tempo aqui é diferente, corre mais lento. Afinal, correr vai contra o luxo. E, em sua reforma, Philippe Starck conseguiu fazer deste ambiente opulente um espaço que te convida ao ócio.

O restaurante Dali, do Hotel Meurice em Paris

O restaurante Dali, no jantar

Tem ainda o bar 288, mais intimista, mais sóbrio, sem tanto brilho. Mas igualmente luxuoso.

Bar 228, do Hotel Le Meurice

Bar 228, do Hotel Le Meurice

Em geral, os hóspedes do Le Meurice são discretos. Apesar de vermos mulheres chegando dependuradas em sacolas de marcas de luxo, há pouca ostentação. Aqui, não há quartos cor de rosa da Barbie como ocorre no Plaza Athenée.

Os quartos também são uma caixa de jóia. Decorados a la Louis XVI, banheiros todo em mármore e muito espaçosos. Muuuitos e excelente armários (ficamos na verdade bem impressionados com os armários! Todos com luz interna, gavetas que fecham macio etc.)

Quarto do hotel Le Meurice

Quarto do hotel Deluxe

 

Detalhe do quarto

Banheiro do hotel Le Meurice

O banheiro!

Pela manhã, seu jornal escolhido está na porta.

Jornal na porta

Tudo é pensado para você se sentir único, confortável, importante.

Bem, agora vamos às críticas: ao mesmo tempo que você é tratado como uma rainha basta respirar  e você começa a pagar itens a mais.  Ou seja, custa caro ser Maria Antonieta

Absurdo dos absurdos, o wifi é cobrado. E não é barato, 24 euros o dia. Como assim?!!

O café da manhã é por faixas: se seu pacote inclui café Continental, você não pode ir ao buffet. Ou então, você pula de faixa e o café é mais caro. Achei isso de uma deselegância extrema.

Tudo no quarto está à venda, o que me fez sentir como se eu estivesse dentro de uma vitrine de uma loja.

Cardápio de itens à venda no quarto do Le Meurice

Foi uma experiência luxuosa? Sim, foi. Adoramos ficar dentro da caixa de jóias, adoramos o quarto, adoramos a calma do lugar, adoramos a delicadeza do serviço, adoramos a elegância e discrição dos hóspedes, adoramos estar diante dos Jardins des Tuileries, adoramos estar num hotel histórico, adoramos a revigorada dada pelo  Philippe Starck.

Eu voltaria? Acho que não. Apesar de termos adorado tudo, os pontos negativos que descrevi acima nos incomodaram. Ficar em um quarto onde tudo está à venda soa falso para mim. E acho que o luxo máximo deve ter como base uma experiência verdadeira.

Enfim, aí estão algumas elucubrações sobre nossos dois dias num dos hotéis mais luxuosos de Paris.

Se você também quiser experimentar o Meurice, recomendamos fazer as reservas pelo Booking, que oferece boas taxas e possibilidade de cancelamento grátis.

Hotel Le Meurice

228 rue de Rivoli | 75001 Paris

Tel.:  01 44 58 10 10

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris