Uma dúvida freqüente dos leitores do Conexão Paris é como fazer uma mala apropriada para a época do ano na qual viajarão. Qual tipo, estilo e quantidade de roupa levar em uma viagem à Paris no inverno, no verão ou na primavera?

Já fizemos dois artigos dando dicas de como se vestir no inverno (leia aqui) e nas meia estações – primavera e outono – (leia aqui) mas é sempre confuso saber exatamente em qual estação do ano a sua estada em Paris se enquadra.

Vou começar separando as estações, não pelo calendário, mas sim pelo que a gente sente na vida real. A grosso modo temos:

  • Inverno – de novembro a março
  • Primavera – de abril a junho
  • Verão – julho e agosto
  • Outono – setembro e outubro

É bom ressaltar que o tempo em Paris é inconstante. Há duas semanas estávamos com máximas de 30°C e semana passada elas caíram para 22°C. O importante é não fazer a mala com muita antecedência e, antes de começar, consultar os sites de metereologia. Clique aqui e consulte um site específico de previsão de tempo para Paris.

Algumas dicas para se fazer uma mala prática mas nem tanto…

  • Fazer uma lista de itens importantes e indispensáveis (documentos, remédios, produtos de higiene pessoal, carregadores de bateria, adaptadores de tomada, guias, cartões, óculos de sol, etc) ou com aquelas roupas que você quer levar de qualquer jeito. Pregá-la na porta do armário, assim você não esquece nada e vai acrescentando ou retirando itens conforme seu humor.
  • A lista pode ser substituída por uma gaveta no armário ou na cômoda onde você vai colocando esses itens. O bom desse truque é que já vai dando para se ter uma noção do volume que todos esses itens juntos ocupam.
  • Pensar em looks prontos e cujas peças podem ser combinadas entre eles.
  • Traga roupas de tecidos que não amassem (muito) e que sequem rápido caso você precise lavá-los no banheiro do hotel.
  • Traga as roupas que você geralmente guarda para usar em uma ocasião especial, afinal de contas você estará de férias em Paris e todo dia será um dia especial!
  • Traga de 3 a 5 suéteres ou cardigãs. Suéter em Paris é como camiseta no Brasil, se usa praticamente o ano inteiro.
  • Cores escuras. Emagrecem, a sujeira não aparece e se adaptam bem à cidade.
  • No inverno um casaco mais pesado é suficiente. Lembre-se sempre do look em camadas.
  • Esse é o item mais difícil: 3 pares de sapatos é o bastante! Um tênis, um sapato para usar durante o dia e um sapato para a noite.
  • NÃO traga sapatos novos que você ainda não teve a oportunidade de usar e de ‘amaciar’!
  • Traga uma bolsa com zíper que possa ser bem fechada para evitar que os ‘mãos leves’ consigam pegar sua carteira dentro dela.
  • Não precisa trazer todo o arsenal de maquiagem e produtos de beleza. Traga o básico e de repente compre o resto aqui.
  • Coloque todos os carregadores de bateria, as baterias, os cabos e os adapatadores de tomada dentro de uma necessaire.
  • Traga sacos plásticos vazios para ir colocando a roupa suja/usada.

Óbvio que trazer mais coisas do que se vai vestir faz parte. A gente sempe acha espaço para mais um casaco, mais uma calça e mais um par de sapatos que não vai usar. E eu conheço mulheres que obrigam o marido a ser espartano na própria bagagem para que elas possam usar o espaço que sobra.

como arrumar a mala

A arte de arrumar a mala

No canal youtube da Louis Vuitton tem uma seção especial chamada de Art of Packing (clique aqui). Nela eles mostram como fazer a mala (começando pelos itens mais pesados, enrolar as roupas, etc) e como dobrar certos tipos de roupa (vestidos, saias, casacos, trench coats, etc).

Leia também:


No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris