Trouville: passeio pela Normandia

A partir de maio, um passeio pelas cidades da Normandia mais próximas de Paris é um programa delicioso. Trouville e Deauville se encontram a 2h de trem ou 2.30h de carro da capital.

Um bate e volta é mesmo possível. O ideal seria dormir uma noite na região e passear com calma pelas duas cidades que se encontram lado a lado, separadas somente por um rio. Fico sempre na dúvida entre carro ou trem. A vantagem do carro é a liberdade dos horários e a facilidade de locomoção. Se esta for a sua escolha, marque a data deste passeio durante a semana e verifique se não tem feriado por perto. Os engarrafamentos das estradas da região são famosos.

Com o trem escapamos deste risco. Trouville e Deauville são pequenas e para quem gosta de caminhar, esta é a solução ideal. O preço da passagem de ida e volta ( em torno de 64 euros ) é o preço que você vai gastar com gasolina se for de carro.

A estação ferroviária (Gare) é bem central e por perto se encontra o centro de informações turísticas chamado Office du Tourisme.

Apesar de estarem coladas, Trouville é mais sóbria, seduziu Flaubert, Proust, Duras…

Trouville possui  belíssima arquitetura do final do século XIX. Caminhe pela praia para admirar as villas, residências da burguesia de Napoleão III, quase todas, hoje, divididas em apartamentos. Comece a caminhada pelas Planches, um tapete de madeira colocado sobre a areia assinalado no mapa abaixo como Promenade des Planches.

Trouville possui peixarias maravilhosas. Um dos prazeres deste passeio é pedir um plateau de frutos do mar. O endereço histórico da cidade é o Les Vapeurs. Almoce aí.

Da estação de Trouville até o centro de Deauville com suas lojas luxuosas é uma caminhada de 30 minutos.

Esta região merece uma estadia mais prolongada. Dois dias para estas duas cidades, ou muito mais se no circuito incluir a linda Honfleur, mais ao norte, e as cidades da beira mar direção sul, Houlgate, Cabourg.

Se quiser passeio com mais conforto, contate as empresas de traslados e passeios que indico. Clique aqui.

Publicidade

Veja Também

Abertura das Grandes Águas Musicais de Versailles

Restaurante perto da Fundação Monet em Giverny

A riqueza do patrimônio francês: de Paris a Giverny

43 pitacos, participe desta conversa

  1. Angelica disse:

    Lina, estou a procura de cidadezinhas medievais ou pitorescas e charmosas próximas a Paris, para um bate e volta. Você tem alguma dica? Obrigada!

  2. Renata Oliveira disse:

    Olá, minha dúvida também é com relação ao inverno: reservei Hotel em Rouen, com intenção de conhecer as cidades da região, mas temo encontrar estradas bloqueadas pela neve. Isso pode acontecer nessa parte da França? Embarco dia 31 e fico 10 dias. Até pensei em mudar os planos e ficar em Paris. O que pensam sobre?

  3. Marcia disse:

    Olá Lina,
    gostaria de saber se é bobagem ir pra Saint Michel e Saint Malo no meio de fevereiro. Para o fim de semana estará congelante? Reservei um hotel de frente para a praia, lindo etc e tal, mas tenho lido que o inverno francês é rigorosíssimo e imagino que no litoral seja pior. Até hoje só conheci o país no verão. Obrigada.

  4. Helena Bauerlein disse:

    Peguei o “gancho” no facebookando e li esse delicioso post!
    Vontade que deu de voltar e conhecer melhor essa região encantadora!
    Fica para a próxima!
    Com certeza!

  5. Sueli disse:

    Lina!
    Obrigada pela suas dicas. Acabei de voltar de Paris e dei uma passada em Deauville e Trouville, fomos de trem, durou aproximadamente 1:30hs e foi muito bom, a paisagem de Paris até lá é linda. Apesar do tempo não estar lá essas coisas e a cidade estar vazia foi muito bom, valeu a pena conhecer.
    Quando forem comprar o bilhete de trem não esqueçam de pedir o desconto para quem tem mais de 60 anos.

  6. georgina Ayres disse:

    Obrigada pela dica!

  7. georgina Ayres disse:

    vou para paris em maio de 2013, com marido e irmã, e depois pretendemos visitar algumas cidades, como rouen, honfleur, cherbourg, sint malo e mont s. michel. Pensamos em fazer o trecho paris-rouen de carro alugado com motorista, e nós mesmos alugarmos um carro em rouen para o restante da viagem. è uma boa ideia ou é uma fria? De honfleur a cherbourg, é muito longe? Posso dar uma parada em baieux para ver a tapeçaria? aguardo suas dicas. Obrigada.

    • Lina disse:

      Georgina
      Você poderia fazer o trecho Paris Rouen de trem. Muito agradável. Depois alugue um carro para conhecer a região. Excelente pedida.
      O mais seguro seria olhar no google maps as distâncias exatas. https://maps.google.fr/
      Peça itinerário de Honfleur a Cherbourg.

  8. Ligya Britto disse:

    Olá tudo bem?? Adoro seu blog!! Ajudaaa muitoo! é fantastico!!!
    Irei para Paris daqui uns dias, e quero conhecer algumas cidades proximas. Pensei em honfluer, deauville/trouville.
    Voce indicaria alguma cidade alem dessas? ou que sejam mais legais?? :)
    Obrigada pela atenção
    Grande beijo

  9. Francinele disse:

    Oi, Lina
    Como qualquer um à espera da primeira viagem a Paris, estou cheia de dúvidas e é “devorando”seu blog que vou me sentindo mais familiarizada com a cidade. Parbéns pela iniciativa e sucesso do blog e obrigada pelo serviço ímpar que você presta aos seus conterrâneos! Eu e meu noivo estaremos em Paris de 22 de setembro a 04 de outubro, em lua de mel. Achei linda a região da Normandia e a costa francesa. Nós compramos o France Rail Pass para 3 dias e eu gostaria de saber se nessa época, por ser outono, vale a pena visitar a região litorânea ou se é muito frio. Que dicas de passeio você me passaria para esses 3 dias de France Rail Pass? Beijos, Franci

    • Lina disse:

      Francinele
      Outubro é uma mês agradável. Não está muito frio ainda. Temos muitas dicas no Conexão Paris sobre viagens de trem. Você pode ir até Trouville. Pode visitar Rouen também.Sugerimos uma visita às caves de Champagne de Reims…
      Dê uma olhada nestes artigos. Procure usando as palavras chaves e uso a ferramenta de procura.

  10. Cláudia Oiticica disse:

    Lina, já era para ter vindo aqui agradecer as dicas. Fazia tempo que tinha vontade de conhecer a região de Deauville, Trouville , mas nunca encaixava elas quando viajava. Inspirada por esse post, resolvi esticar a minha viagem que terminaria em Paris. Passei três dias na região, o que achei pouco, mas já deu para decidir que vou voltar com mais calma. Amei tudo!
    Mesmo já tendo lido que as cidades eram coladas, quando cheguei lá, quase não percebi onde começava uma e terminava outra.
    Tentei, a princípio, ficar em um hotel em Deauville, por achar que seria mais animado, mas acabei só achando hotel disponível em Trouville, o que para mim, não fez nenhuma diferença, já que estava de carro.
    Fiquei duas noites no Hotel Le Flaubert, um hotel pequeno e charmoso, de frente para as “planches” e para o mar, com uma administração familiar muito simpática. O quarto era muito bem cuidado e confortável. O hotel é super bem localizado, perto do Casino (para quem curte) e perto da rua que ficam praticamente todos os restaurantes da cidade, um do ladinho do outro.
    Lógico que fui no Les Vapeurs, e pedi as moules de bouchot e o plateau de frutos do mar para 1 pessoa, que dava para duas tranquilamente. O Les Vapeurs e o Le Central eram os restaurantes mais lotados. Também fui no Le 142 e a comida estava ótima.Uma coisa que percebi é que apesar de ser começo de junho, alguns restaurantes ainda estavam fechados.Talvez a cidade só ganhe mais vida no alto verão.
    Como tudo é muito pertinho, fiz o trajeto até Honfleur. Estradas lindas e cidade idem. Vale lembrar que é lá que está o estuário do Sena e a Ponte da Normandia, que infelizmente não deu tempo de atravessar e seguir viagem.
    Fiz o percurso voltando até Cabourg, onde dormi uma noite. Tudo respira “Proust” e achei interessante todas as ruas se converterem para o Grand Hotel, que achei “superbe”.
    Bom lembrar que Lisieux está a apenas 25 km. Foi bom voltar lá depois de mais de 10 anos.
    Lina, vi várias placas com o nome de Hauteville. Dá próxima vez, vou lá conhecer a sua cidade, rs. Bjs.

    • Lina disse:

      Claudia Oiticica
      Adorei você ter gostado desta região. Durante muitos anos frequentei Trouville. Minha cunhada possuia nesta cidade um apartamento para férias. E gosto muito de Honfleur. E Hauteville, dizem, é uma antiga família da Normandia.
      Não conheço o hotel Flaubert, mas todos os guias o elogiam. Com o seu aval, um dia poderei citá-lo.
      Abraços

  11. Isadora Firmino disse:

    Lina,

    Tento comprar pelo site da sncf, conforme você indicou, mas só aparecem três opções de horário e a duração da viagem é de 3h 35min. no entanto ao entrar no site http://www.bonjourlafrance.com há uma informação de várias outros horários e com a duração de 2h que você menciona. Qual a diferença?
    Desculpe tantas perguntas, mas estou realmente confusa com isso!
    obrigada,
    isadora

  12. Isadora Firmino disse:

    Lina,
    Estou tentando comprar a passagem de trem no site da raileurope de paris para trouville em setembro e o site diz que não é possível porque não há nenhuma reserva disponível na rota solicitada ou os Bilhetes de trens estão esgotados. O que devo fazer? Posso deixar para comprar na própria Gare St Lazare (ou em qualquer outra) no dia da viagem?

  13. [...] Trouville e Deauville são as duas cidades vedetes da Normadia – um colada no outra. A charmosa Honfleur está a 16 km de ambas. E, no meio do caminho, à beira mar, se encontra o pequeno vilarejo de Villerville, onde está situado este charmoso Bed&Breakfast. [...]

  14. Jose Carlos disse:

    Venho agradecer á Lina e todos que dão seu pitaco neste blog porque realmente ajudam, nós pobres inseguros turistas, querendo parecer, tudo menos turistas.
    Acabei de vir da França e queria fazer o “caminho dos impressionistas” visitando as cidades que eles pintaram, a luz, os mesmos predios…queria entender “esse olhar”.
    ROUEN me surpreendeu em beleza, cultura – é uma cidade fantastica. O jantar no LA COURONE vai ficar para sempre na minha memória e nas papilas gustativas.
    As cidades que planejara conhecer, se esvaneceram como névoa, graças á AVIS.
    Contratada desde o Brasil, com email garantindo o opcional (GPS), me entregam um mapa da Normandia xerocado,
    causando transtornos – nos perdemos nas estradas, perfeitas mas com inumeras saidas e entradas e eu sem dominar o frances – sobreviver a isso foi coisa do”big boss”.
    A AVIS foi pouco ética, deselegante e pouco comprometida com o usuario pagante.
    Não vão para a França, alugando automovel sem GPS e enfrentando as estradas, por melhor que sejam em conservação e orientações…o grau de stress é imensuravel e nas ferias, ninguem merece.
    É a minha dica, para alguém no futuro.

  15. Cláudia Oiticica disse:

    Beth, ainda não. Tenho me lembrado de você esses dias…

  16. Beth disse:

    Trouville me lembra Proust…

  17. Jacqueline disse:

    De novo.

  18. Alexandre Costa disse:

    Obrigado, Lina!!!

  19. Beth disse:

    Claudia Oiticica
    Cabourg e Honfleur é o que há de bom…
    Já voltou de viagem?
    Abs.

  20. Pati Venturini disse:

    Cláudia Oiticica
    Justamente, me lembrei da Chanel e do estilo navy!

  21. Alexandre Costa disse:

    Amo seu blog!!! ´Viajarei em outubro para a França, ficando em Paris por 1 semana. Nesse meio termo, penso em acrescentar três noites na Normandia (saindo e voltando à Paris de carro). Que cidade ficaria melhor como base? Rouen?
    Muito obrigado pelas inúmeras ajudas que seu blog vem me dando há anos :)

  22. Adriana Pessoa disse:

    Eu amei essa dica! Já tinha lido aqui sobre esse passeio….mas este post me convenceu a ir!!

  23. Lenna (Maria Helena Ranghetti) disse:

    Adoro a Normandia! Acho que vou aproveitar essa dica…Afinal, é uma viagem rápida,.

  24. Maria das Graças disse:

    Lali, tente agendar a sua ida durante a semana. Nos finais de semana de verão o movimento é imenso. A Gare Saint Lazare é uma loucura em uma sexta-feira a tarde. E o preço da passagem deve ser mais caro também no final de semana.

  25. Cláudia Oiticica disse:

    Quem assistiu Coco Avant Chanel deve se lembrar das cenas em Deauville e Trouville. Quero um dia fazer esse roteiro, junto com Cabourg e Honfleur e aproveitar as dicas da Lina.

  26. Lali disse:

    Fiquei super a fim de fazer este bate volta, já que estou indo no início de junho. Só que quero deixar p decidir isso qdo chegar. Se eu deixar p/ comprar as passagens de trem na hora eu vou pagar mais caro do que se comprar pelo site 2 semanas antes?

  27. Tania Baião disse:

    Eu fico namorando as fotos da Normandia. Ainda não conheço e preciso fazê-lo logo. Mas não quero bate-volta, quero sim ficar muito tempo, algumas semanas talvez, para me sentir morando lá. Lina, qual seria a melhore época do ano? Fugindo das épocas muito turísticas…

  28. Beth disse:

    Suely
    O segredo é evitar o fim-de-semana…
    Em dias normais as estradas são bem tranquilas.

  29. Beth disse:

    Marcia
    A Normandie é linda!
    Vc vai adorar o passeio..

  30. Suely disse:

    A França e maravilhosa, adorei a Normandia, fui de carro para Saint Malo e realmente peguei transito, era um sábado .

  31. josé rodrigues disse:

    Como tem lugares bonitos neste país.

  32. Marcia Lube disse:

    Este post veio bem a calhar !
    Estou estudando a região e as dicas foram anotadas, anotadíssimas !

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.