Paris/Bruges

Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.

Como ir de Paris a Bruges?


De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:

1 opção

Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens vermelhos de alta velocidade Thalys que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem.

Para maiores informaçãos, rotas e timetable acesse o site do Thalys.

Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.

2 opção

Da Gare du Nord partem os Thalys com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora.  Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.

Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte  o site da empresa belga de trens, SNCB.

Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês.  No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.

3 Opção

Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos.


Foto CDG: Francisco Assis Andrade

O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome internimável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.

O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.

Maiores informações no site da Air France.

Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.

Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:

-não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;

- no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;

- ao cadastrar seu email opte sempre pela terminação .com e  nunca .com.br. Por algum motivo obscuro, grande parte destes sites rejeita e-mails com a terminação brasileira;

-para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);

- por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.

Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.

Publicidade

Veja Também

Vapt-Vupt a Londres

Um Paris Londres especial

Paris/Bruges: onde comprar chocolates

266 pitacos, participe desta conversa

  1. Tatiana disse:

    Vou a Paris em maio e gostaria de aproveitar para conhecer Bruges. Será que daria pra ir e voltar no mesmo dia? tem horário de trens para volta?

  2. lisie disse:

    Gostaria de saber se tem como pegar um term de Paris para Bruges, numa sexta, depois de Bruges para Trouville , no Domingo e depois de trouville para Paris, na terca e se vale apena ficar 2 Dias em cada cidade ?

  3. Barbara disse:

    Olá!
    Minha pergunta é a seguinte: sabem dizer se há como guardar malas na estação de Bruges?
    Estarei em Bruxelas, saio de lá para passar o dia em Bruges e vou para Paris no fim do dia. O que faço com as malas?? Sei que dá pra guardar na estação de Bruxelas, mas a parada do trem Bruges-Paris por lá é curta (uns 15 min) e vou morrer de medo de não dar tempo de resgatar as malas… Help?

  4. Ricardo Fonseca disse:

    Amigo… estou em Paris e indo pra Bruges na Quarta e depois sigo pra Amsterdam… pelo que vi os trens mais baratos são os com escalas em Lille e KORTRIJK … porem em lille muda de lille Europe para Lille Flanders… isso é complicado… ou tirando o trabalho é tranquilo de fazer??? Abraços

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ricardo, as duas estações (Lille Flandre e Lille Europe) ficam bem próximas uma da outra, são 10 minutos a pé e o trajeto é bem sinalizado.
      Abraços.

  5. Camila disse:

    Olá! Estarei em Paris em Junho e pretendo ir para Amsterdam. Li em outro blog que dá pra conhecer Bruges num “pit stop” a caminho da Holanda.. Dá pra fazer isso mesmo? Como comprar passagens pra fazer isso? Helps!

  6. Fábio Finotti disse:

    Pessoal,
    Comprei, recentemente, passagens Paris-Bruges-Paris, diretamente no site da Thalys (thalys.com), em Inglês, e foi bastante fácil. Após a compra, me foram enviados e-mail e SMS com código CQR para apresentação direta no trem.

  7. maria flavia disse:

    oi. Pretendo sair de Bruges para Paris e gostaria de saber se há onibus/trem direto ou se tem conexão. Faremos Praga-Berlim-Amsterda-Bruge-Paris-LIsboa. Dicas,por favor. Obrigada

  8. Rubiane Reis disse:

    Olá,
    É a primeira vez que estarei na Europa, e também gostaria de ir a Bruges. Adorei a dica! Quanto tempo de antecedência devo estar na estação para embarque? Grata!

  9. Leonardo disse:

    Queria ir de Bruges a Paris no mesmo dia. Sabe se comprar a passagem posso pegar qualquer horario do trem regional e ficaria so preso ao horário do TGV?

  10. Paula disse:

    Boa noite, Marcelo! Estarei em Paris e gostaria de passar o dia em Bruges! Gostaria de fazer de carro. Vc acha que vale a pena?

  11. ISABELA. disse:

    Lina,
    Vale a pena ir e voltar no mesmo dia? Parabéns pelo site. obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Isabela, pode ser cansativo pois são 2h30m de viagem. Para aproveitar bem o dia vocês teriam que ir bem cedo e volta nos últimos trens.
      Abraços.

  12. Ivana Marques Macedo disse:

    Queria uma ajuda pois gostaria de ir de Paris a Bruges dia 01/02/2014 mas parar em Bruxelas apra dar uma volta na Grand Place e depois ir de bruxelas para Bruges dormiremos em Bruges e no domingo voltar direto de Bruges para Paris. A minha dúvida é se compro o Thalys Paris/Bruxelas e outra passagem Bruxelas / Bruges ou se compro Paris/Bruges e posso parar em Bruxelas descer e depois ir para Bruges mais tarde? Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ivana, algumas conexões dentro da França te permitem fazer isso mas não sei se você poderia fazer isso nesse trajeto Paris-Bruges.
      Abraços.

  13. Regina Maria disse:

    Dando um pitaco sobre o email da Rosangela, 5 agosto, 2013 às 12:20 AM. Recentemente passei pelo mesmo problema. Só consegui adquirir o bilhete quando utilizei o American Express. Tenho a impressão que o sistema deles Secure 3D pede o token, que é uma chave eletrônica que dá mais segurança nas transações. No Brasil o único banco que eu sei que utiliza o sistema é o Itaú (pode ser que tenha outros). E há um desconhecimento geral por parte do atendimento dos cartões, bem como dos próprios gerentes de conta.
    Quanto aos bilhetes de trem, não tenho preocupação com a entrega. Faço opção por eu mesma imprimir e nunca tive problemas. Simples e prático.

  14. Rosangela disse:

    Lina,
    Boa noite, estou ficando desesperada pois não consigo comprar as tarifas de trem Paris-Bruges (16.09.13, pela tarde) e Bruges-Amsterdã (18.09.13, pela manhã) pelos sites SNCF e SNCB, ambas dão aquela mensagem de não aceitar o cartão devido ao SEgure 3D, que a administradora dos nossos cartões (Visa e Master Platinum, Internacional) não sabe explicar, apenas dizem que está tudo Ok como cartão e não entendem a rejeição… Enfim, minha pergunta é, a essa altura, faltando um mês para estar aí, se deixarmos para comprar direto no balcão da companhia SNCF, as tarifas poderão ter aamentado muito de valor? Tem empresa de ônibus que vende on line os trechos de ida para estas cidades?

    Obrigada
    Rosângela

    • Lina disse:

      Rosangela
      Normalmente quanto mais cedo, mais barato.
      Muitos leitores preferem passar por uma pessoa que indicamos para todos os serviços em Paris. Esta pessoa se chama Rodrigo. Ele vai até a estação, compra as passagens e em seguida envia pelo correio para você. Entre em contato com ele: rodrigo.lavalle@conexaoparis.com.br

  15. Luciana disse:

    Olá! Parabéns pelo blog.
    Estive lendo estes posts sobre as passagens de trem, vi os problema com o site da SNCF, mas pesquisando encontrei também a possibilidade de comprar as passagens pelo http://www.raileurope.com.br/, que apesar da taxa de entrega parece que entrega os tickets em casa aqui no Brasil… Você recomenda essa opção?? Obrigada!

  16. LuaGar disse:

    Ola Lina,tudo bem?:) Gostei muito das suas informações!:) Lina estou com uma duvida,vou chegar em Paris as 8h no sabado ,no Charles de Gaulle,gostaria de saber como faço para ir a Bruxelas de trem?E como eu faria para comprar a passagem de trem no aeroporto ?Muito obrigada!

    • Mariana Berutto disse:

      LuaGar, vc pode pegar o TGV (trem de alta velocidade) na estação de Charles de Gaulle e ir diretamente para Bruxelas. É bem simples. Vc pode arriscar comprar a passagem na hora, mas pode correr o risco de não ter mais lugar. Você pode tentar comprar a passagem diretamente no site da SNCF, mas alguns leitores tiveram seus cartões recusados (leia os comentários desse post). Se não conseguir, entre em contato com o Rodrigo Lavalle: ele pode comprar e mandar a passagem para sua casa no Brasil.

  17. Paschoal disse:

    Boa tarde, gostaria de tirar umas duvidas: comprando a passagem de trem entre paris e bruges com escala em bruxelas-midi, quando chegar em bruxelas quanto tempo gasto para fazer a baldeação, se nos informam direitinho para pegarmos o IC para bruges e se comprando pelo site voyage-sncf o valor ja esta todo incluso.

  18. Luciane disse:

    Parabens! Voce vale ouro com todas estas informacoes!!! Poderia me auxiliar na compra bilhete paris nord para bruges? Tento fazer compra no link indicado por vc, mas acontece seguinte: quero ir manha e voltar noite, coloco data de ida 01/05/2013 e voltando no mesmo dia. Dai qdo vejo o resultado final, ele muda data retorno. Pq q sera?

  19. Ramyro disse:

    Obrigado Lina,
    Agora vendo novamente meu voucher, está escrito além do trecho Paris- Bruxelas, também “+ Any Belgian Station”. Pelo que li no site da Thalys, isto significa direito de uma viagem intermunicipal dentro da Bélgica em um período de 24h. Sabe me dizer se estou correto? Seria o trecho Paris-Bélgica + o direito de qualquer viagem intermunicipal na Bélgica?

  20. Ramyro disse:

    Queria muito tirar uma duvida, porque estou preocupado e confuso. Comprei uma passagem de Paris para Bruges no site da própria Thalys, com uma conexão em Bruxelas de apenas 8 minutos. Quando comprei, coloquei destino final Bruges, e durante todo o processo falava da conexão em Bruxelas, do tempo de saída e chegada em Bruges, mas no voucher não fala em nenhum momento Bruges, apenas o trecho Paris- Bruxelas. Alguém sabe se tenho que comprar Bruxelas-Bruges separado? Dá tempo de comprar na estação ?
    Obrigado desde já!

    • Lina disse:

      Ramyro
      Na estação em Paris, verifique nos guichês se sua passagem é realmente Paris Bruxelas. Neste caso compre neste mesmo guichê o trecho Bruxelas Bruges. Mais seguro.

  21. Lira disse:

    Olá Lina!
    Eu tenho o comprovante de compra que me enviaram por e-mail.
    Consegui entrar em contato e me informaram que é comum acontecer de atrasar o ticket e que o meu foi enviado dia 01/02. Já tem 24 dias que enviaram!!!
    E o pior de tudo…. falaram que eu preciso comprar um novo bilhete na estação e depois farão o reembolso. Preciso enviar uma correspondência com diversos comprovantes, inclusive extrato bancário.
    ABSURDO!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pedi ao concierge do meu hotel em bruges que tentasse resolver para mim, e a resposta foi a mesma.
    Li alguns comentários de pessoas que passaram por isso, e eles disseram que demoram meses para ser feito o reembolso.
    Espero que não aconteça com mais ninguém!!!

  22. Lira disse:

    Olá!
    Preciso de ajuda!!!!
    Segui todos os passos indicados aqui para comprar a minha passagem de Bruges para Paris (farei Londres-Bruges-Paris). Comprei a passagem pelo link indicado e escolhi a entrega pelo correio.
    Porém, isso já faz 1 mês e as minhas passagens não chegaram!
    Eu viajo na sexta e estou desesperada!!
    Alguém sabe como devo proceder?
    Obrigada!!

    • Lina disse:

      Lira
      Você tem algum documento impresso da compra? Um email de confirmação? Apresente este impresso no guichet da estação. Vamos ver se o problema pode ser resolvido. Raro acontecer isto e não tenho informações de como resolver …

  23. Fernanda disse:

    Oi Lina! Por favor, gostarímos de uma ajuda:
    Em abril estaremos em Paris e programamos para visitar Bruges e Amsterdam. Anteontem tentamos comprar as passagens pelo site da Thalys, mas infelizmente, após 2 tentativas frustradas as compras não foram concretizadas mas foram cobradas no nosso cartão de crédito. Já tentamos enviar e-mail para Thalys, mas não conseguimos retorno. Ligamos na central em Paris e pediram que ligassemos na Bélgica e na Bélgica pedem para ligarmos em Paris… Enfim, estamos sem esperança de rever esse dinheiro ou mesmo que conseguir as passagens… O que vc nos sugere a fazer? Algum outro meio de reclamação?? Estamos muito chateados… Desde já agradecemos!

  24. Jose carlos de jesus almeida disse:

    Gostaria de saber quais os contatos telefonicos ou mesmo o endereço de correio eletronico dos estação de correios em ROSSY CI,por motivo de uma encomenda que foi enviada para martinica,foi rececionada nesta estação há uma semana e ainda não chegou ao destino.Muito obrigado

  25. [...] aqui para lerem o primeiro e aqui o segundo artigo sobre [...]

  26. Flavia disse:

    Vou para Paris em Fevereiro e estou com a mesma duvida da Denise, será que nesse período tem alguma restrição. E irei pela CityDiscovery que vai e volta no mesmo dia.
    Obrigada!

    • Lina disse:

      Flavia e Denise
      Não sei responder. Tudo depende do inverno. Se estiver rigoroso…acho que não tem passeios de barco. Mas Bruges é linda mesmo sem os barcos.

  27. Denise disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se no inverno (fevereiro) é possível fazer passeio de barco pelos canais de Bruges. Será que estes passeios estão disponíveis diariamente?
    Obrigada!

  28. Regina Vasconcelos disse:

    Eu simplesmente AMEI Bruges, nunca pensei que fosse gostar tanto. Estivemos lá em novembro 2012, passamos 2 noites mas não 2 dias inteiros e foi muito pouco! Fomos de carro, adorei!

  29. Lina disse:

    Cristiano
    Não sou grande conhecedora nestes passes de trem. Não posso te ajudar. O melhor seria perguntar no blog do Ricardo Freire, Viaje na Viagem. Ele tem experiência nesta área.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.