Paris/Bruges

Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.

Como ir de Paris a Bruges?


De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:

1 opção

Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens vermelhos de alta velocidade Thalys que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem.

Para maiores informaçãos, rotas e timetable acesse o site do Thalys.

Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.

2 opção

Da Gare du Nord partem os Thalys com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora.  Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.

Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte  o site da empresa belga de trens, SNCB.

Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês.  No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.

3 Opção

Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos.


Foto CDG: Francisco Assis Andrade

O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome internimável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.

O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.

Maiores informações no site da Air France.

Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.

Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:

-não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;

- no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;

- ao cadastrar seu email opte sempre pela terminação .com e  nunca .com.br. Por algum motivo obscuro, grande parte destes sites rejeita e-mails com a terminação brasileira;

-para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);

- por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.

Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Conexão Paris/Nova Iorque 2

Olá Barcelona

Vapt-Vupt a Londres

295 pitacos, participe desta conversa

  1. Leandro Baptista disse:

    Olá, chegarei a Paris dia 07/11 e gostaria de ficar em alguma cidade do norte da França ou da Bélgica, do dia 07/11 ao 09/11, que seja um dos destinos do TGV que sai da estação do CDG, antes de ir para Bruges do 09/11 ao 11/11. Você recomendaria alguma cidade ou Bruxelas seria a melhor opção? Obrigado!

  2. Fernanda Berger disse:

    Oi Rodrigo estou organizando a minha viagem a Paris seguindo as dicas da CONEXÃO PARIS. Gostaria de aproveitar ao máximo meu tempo explorando os pontos turísticos e organizando de forma que eu faço o roteiro pelos pontos próximo sem que eu perca tempo. Vou ficar no Glasgow Monceau -3 Rue de la Félicite, 75017 Paris, França Chego dia 10/09 8h30 da manhã sendo que o meu chek in eno hotel e às 16h. Para aproveitar o tempo deixando as malas no hotel pensei em conhcer O Parque Monceau, Praça Concorde, Champs Elysee.

    No dia 11/09 pensei em ir a Cidade de Chantilly e a noite fazer o tour de bike noturno.

    No dia 12/09 – Monte Martre
    - Basílica de SacreCoeur
    - Abbesses
    - Café Amélie Poulain
    - Moulin Rouge (visitar)

    No dia 13/09
    Mouseu do Louvre
    Jardim de Luxemburgo.

    No dia 14/09 – Dica ?

    No dia 15/09
    - Passeio Rio senna
    - Torre Montparnasse
    - Palácio Versalles

    No dia 16/09
    - Torre Eifel
    - Arco do Triunfo
    - Repetir Champs Elysee
    - Igreja Madeleine

    16/09 – Euro Disney
    17/09 -
    Dica para fazer algo de manhã pois o tour começa as 15hs.
    Tour Gastronômico (Conexão Paris)

    18/09 – Pensei em ir a Bruges (o que acha?)
    19/09 – Retorno.
    Aceito as suas sugestões em mudar para otimizar ao máximo o meu tempo para aproveitar bastante paris nesses 9 dias. Não sei se falta alguma coisa imperdível que valha a pena ou alguma dica de mais uma cidadezinha que possamos conhecer para aproveitar o dia. Aguardo ansiosa a sua dica para fechar esse roteiro e comprar alguns ingressos na lojinha para facilitar e evitar filas em alguns pontos. Muito obrigada mais uma vez. Fernanda Berger

  3. Fernanda Berger disse:

    Oi Rodrigo tudo bem estou adorando as dicas e vocês tem me ajudado bastante, rsrsrrsrsrs! Vamos lá! Bom recebi uma dica de uma amiga de ir a Bruges onde ela disse ser lindo e super perto de Paris. Vou te passar os dados onde vou estar e eu gostaria de saber se se vai ser complicado para pegar o trem em Paris. Vou estar no Hotel Glasgow Monceao Paris 3 Rue de la Félicite, 75017. Vale a pena fazer esse passeio? E o custo mais ou menos dessa pequena viagem. Desde já eu agradeço pelas dicas.

  4. Reinaldo Perroni disse:

    Tenho uma dúvida simples. Gostaria de saber se é muito difícil fazer as conexões nas estações de trem. Por exemplo, vou fazer PARIS – BRUGES e tenho que trocar de trem em Bruxelas, pegando outro para Bruges. Alguém sabe se é fácil? A sinalização é em Inglês ou somente na língua do país? Obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Reinaldo, não é difícil. Não me recordo se a sinalização está também em inglês ou só em francês. Qulquer dúvida se informe com os funcionários da estação.
      Abraços.

  5. Rochele disse:

    Oi Rodrigo,
    eu ainda não comprei as passagens Paris/Bruges, gostaria de saber como faço para ir direto para Bruges chegando em Orly (nossa viagem é só dia 08/12 (domingo), mas como iremos com um bebê estou planejando tudo nos mínimos detalhes ;)

  6. Juliana Placido disse:

    Rodrigo,
    Estarei no Explorer Hotel com meu marido e filhos (01 ano e 3 anos). No dia 29 Jul, preciso ir para Bruxelas. Como estarei com crianças, penso em fazer um transfer do hotel para a estação Paris Nord, já que lá teria as melhores opções de tem direto. Pelo que pesquisei, da estação perto da Disney, todas as opções para Bruxelas são com baldiação, o que me causaria transtorno com crianças, malas e carrinhos. Correto? Você saberia informar se tem alguma opção de trem saindo de perto da Disney para a Paris Nord? Seria um percurso complicado com crianças e malas? Obrigada !

  7. Rochele disse:

    Vamos chegar em Paris pelo Orly as 16:20 e a ideia é ir direto para Bruges, como estaremos com um bebê de 23 meses gostaria saber a opção mais viável? (se eu tivesse lido o blog antes de comprar as passagens, certamente optaria por um voo chegando no CDG visto que de lá parte um trem para Bruges)

  8. Humberto Cunha disse:

    Olá Rodrigo,
    Quarta-feira, dia 11/06, comprei dois bilhetes pelo site http://www.raileurope.com.br (ida e volta) Paris – Bruges. Faremos a viagem dia 09/08.
    O pagamento foi confirmado (pelo banco) e recebi o travel book especificando os vagões e assentos, entre outras coisas.
    Eu optei pelo print@home, portanto meu bilhete será impresso aqui em casa. Tentei dar prosseguimento à impressão do bilhete através dos hiperlinks do travel book, no entanto recebi uma mensagem dizendo que receberei outro email para fazer, de fato, a impressão dos bilhetes.
    Minha pergunta é: Sabe me dizer quanto tempo em média demora para eles retornarem esse email para impressão dos bilhetes? Sei que a viagem é somente em Agosto mas quero me assegurar de que tudo esteja dentro dos conformes.
    Obrigado e merci.

  9. Luiz disse:

    Rodrigo

    Tem alguma dica para comprar 08 bilhetes, pelo que vi parece limitado 06…é isso mesmo…Grato pela atenção

  10. Luiz disse:

    Olá,
    Estou pretendo fazer uma bate e volta, de trem, Paris/Bruges, no entanto verifiquei que o tempo de conexão em Bruxelas é de cerca de 10 minutos. Gostaria de saber se esse tempo é suficiente para mudar de trem….

  11. Paula Ribeiro disse:

    Ah, quis dizer de Paris para Bruxelas/Bruges na mensagem anterior

  12. Paula Ribeiro disse:

    Olá! Gostaria de saber se preciso comprar as passagens de trem para Bruxelas/Bruges com antecedência ou se posso comprar no dia que pretendo ir para lá…Não consegui achar essa essa informação no site

  13. Sarah Galvão disse:

    Olá! Irei a Paris entre os dias 16/07 – 25/07 e gosteria de ir a Bruges em algum desses dias.. Como faço para comprar as passgens? Nao consigo encontrar passagens direto pelo site, e as passagens Bruxellas-Bruges para essa data ainda não estão disponíveis. Como posso fazer?

    Obrigada!

  14. Sarah Galvão disse:

    Olá! Irei a Paris entre os dias 16/07 – 25/07 e gosteria de ir a Bruges em algum desses dias.. Como faço para comprar as passgens? Nao consigo encontrar passagens direto pelo site, e as passagens Bruxellas-Bruges para essa data ainda não estão disponíveis. Como posso fazer?

    Obrigada!

  15. Tailin disse:

    Parabens pelo excelente site!! Esta será minha primeira vez na europa e seu site está ajudando demais com tantas informaçoes uteis.
    Obrigada

  16. Gil disse:

    Rodrigo,

    você sabe me dizer se preciso comprar com antecedência passagens de trem entre Bruxelas e Brugges? Ficarei hospedado em Brugges e farei baldeação em Bruxelas partindo de Amsterdam?
    Obrigado
    Gil

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gil, não precisa comprar com antecedência. Esse trem Bruxelas-Bruges é como se fosse um trem urbano, existem vários durante o dia.
      Abraços.

  17. Tatiana disse:

    Vou a Paris em maio e gostaria de aproveitar para conhecer Bruges. Será que daria pra ir e voltar no mesmo dia? tem horário de trens para volta?

  18. lisie disse:

    Gostaria de saber se tem como pegar um term de Paris para Bruges, numa sexta, depois de Bruges para Trouville , no Domingo e depois de trouville para Paris, na terca e se vale apena ficar 2 Dias em cada cidade ?

  19. Barbara disse:

    Olá!
    Minha pergunta é a seguinte: sabem dizer se há como guardar malas na estação de Bruges?
    Estarei em Bruxelas, saio de lá para passar o dia em Bruges e vou para Paris no fim do dia. O que faço com as malas?? Sei que dá pra guardar na estação de Bruxelas, mas a parada do trem Bruges-Paris por lá é curta (uns 15 min) e vou morrer de medo de não dar tempo de resgatar as malas… Help?

  20. Ricardo Fonseca disse:

    Amigo… estou em Paris e indo pra Bruges na Quarta e depois sigo pra Amsterdam… pelo que vi os trens mais baratos são os com escalas em Lille e KORTRIJK … porem em lille muda de lille Europe para Lille Flanders… isso é complicado… ou tirando o trabalho é tranquilo de fazer??? Abraços

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ricardo, as duas estações (Lille Flandre e Lille Europe) ficam bem próximas uma da outra, são 10 minutos a pé e o trajeto é bem sinalizado.
      Abraços.

  21. Camila disse:

    Olá! Estarei em Paris em Junho e pretendo ir para Amsterdam. Li em outro blog que dá pra conhecer Bruges num “pit stop” a caminho da Holanda.. Dá pra fazer isso mesmo? Como comprar passagens pra fazer isso? Helps!

  22. Fábio Finotti disse:

    Pessoal,
    Comprei, recentemente, passagens Paris-Bruges-Paris, diretamente no site da Thalys (thalys.com), em Inglês, e foi bastante fácil. Após a compra, me foram enviados e-mail e SMS com código CQR para apresentação direta no trem.

  23. maria flavia disse:

    oi. Pretendo sair de Bruges para Paris e gostaria de saber se há onibus/trem direto ou se tem conexão. Faremos Praga-Berlim-Amsterda-Bruge-Paris-LIsboa. Dicas,por favor. Obrigada

  24. Rubiane Reis disse:

    Olá,
    É a primeira vez que estarei na Europa, e também gostaria de ir a Bruges. Adorei a dica! Quanto tempo de antecedência devo estar na estação para embarque? Grata!

  25. Leonardo disse:

    Queria ir de Bruges a Paris no mesmo dia. Sabe se comprar a passagem posso pegar qualquer horario do trem regional e ficaria so preso ao horário do TGV?

  26. Paula disse:

    Boa noite, Marcelo! Estarei em Paris e gostaria de passar o dia em Bruges! Gostaria de fazer de carro. Vc acha que vale a pena?

  27. ISABELA. disse:

    Lina,
    Vale a pena ir e voltar no mesmo dia? Parabéns pelo site. obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Isabela, pode ser cansativo pois são 2h30m de viagem. Para aproveitar bem o dia vocês teriam que ir bem cedo e volta nos últimos trens.
      Abraços.

  28. Rodrigo Lavalle disse:

    Ivana, algumas conexões dentro da França te permitem fazer isso mas não sei se você poderia fazer isso nesse trajeto Paris-Bruges.
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.