Provocação ou não?


O restaurante Les Fous de l’Île na ilha Saint Louis, indicação do blog, continua agradando aos leitores. Maria Madalena passou por lá e adorou. Até aqui, tudo bem.

As coisas começam a se complicar com um detalhe que me escapou. Este quadro no centro da foto, composto por uma bandeira do Brasil, um galo côcôriocô  gloriosamente em cima da Ordem e Progresso, e, no pé do dito cujo, uma bola de futebol? O que é isto?

Calma! diz meu caro marido francês. Este quadro é inofensivo e não se trata de uma bola de futebol e sim de um ovo (mas o olhar é malicioso). Um ovo que representa uma bola, respondo. Onde já se viu o galo, o emblema do povo francês,  representado com um ovo de galinha no pé. Isto é bola e é uma provocação pura.

Já deu para entender a neura, não é? Até hoje não me restabeleci da fúria dentro da qual caí após a vitória da França, em um jogo França/Brasil de uma copa do mundo passada, e das brincadeiras que tive que suportar com sorriso nos lábios.


95 Comentários, Comentar ou Ping

  1. Charles VALENTIN

    Antes de comprar esse restaurante, o dono atual planejava abrir um restaurante que se chamaria LE COQ ( “o galo” ). Ele ja tinha comprado to da a decoração em torno do tema do Galo. No final, o negocio não deu certo e acabou comprando o “Fous de l’Ile” mas teve que reaproveitar a decoração adquirida. Isso explica toda a decoração com objetos ligados ao Galo..

    dezembro 9th, 2009

  2. Alexandre

    LIna, olhei a foto antes de ler o post. Para mim, não é bola nem ovo. De cara, achei que fosse uma maraca. Veja as notinhas musicais que se propagam do intrigante objeto…..
    De qualquer modo, não me agrada nenhum bicho pisoteando nossa “ordem e progresso”.

    dezembro 9th, 2009

  3. hum… para mim é um microfone ou uma maraca mesmo. Eu faço uma leitura de um galo que se rendeu ao Brasil (prefiro ter uma interpretação mais positiva disso, hehehe). Mas concordo que ele não precisa ficar bem em cima do nosso “ordem e progresso”. Porém, pior seria se ele ficasse empoleirado no Cristo.

    dezembro 9th, 2009

  4. Alexandre

    …..em cima do Cristo seria como uma declaração de guerra!
    Almoçarei lá minha próxima visita, aproveitando a dica do Conexão Paris e dos leitores que já fizeram o Test Drive.
    E pertinho de lá tem a Berthillon….. para quem gosta de um bom sorvete de sobremesa (ou complemento da sobremesa!).

    dezembro 9th, 2009

  5. Robson Sabóia

    Acho divertida a gravura. São paises bem mais próximos do que muitos pensam. Independente de se uma provocação, é bacana. Até porque, provocações desse tipo são quase homenagens, enquanto aquelas, à la Robin Williams, são completamentes idiotas. Nada se aproveita dessas piadas abobalhadas que perpetuam o preconceito. Não é humor. Não é inteligente.
    Bom, deixando essa figura infeliz de lado, vamos ao restaurante. Tenho de discordar da maioria, inclusive da Lina, pois não gostei do restaurante. O lugar até que é agradável, mas não gostei da carne e do atendimento, além do que, no dia que estive lá, tinha uns ingleses pra lá das Ilhas Seychelles, depois de algumas garrafas de vinho, mas aí não é culpa da casa, sei disso.

    dezembro 9th, 2009

  6. Fernanda Alves

    Eu também acho que é uma maraca, mas entendo perfeitamente a “neura” da Maria Lina: morei dois anos na França e já ouvi um sem número de piadinhas a respeito deste mesmo jogo… Aliás, sinceramente continuo ouvindo piadinhas até hoje, que meu marido francês e nossos amigos não se cansaram ainda deste assunto.
    Estou voltando para Paris muito em breve, e logo em ano de Copa do Mundo… já estou me preparando psicologicamente! Sou solidária na sua “neura”, Maria Lina!

    dezembro 9th, 2009

  7. Helena Vasconcellos

    Acho que as notas musicais se referem ao som (musical???) que o galo está emitindo. Definitivamente, se a gente ficar olhando, vamos ficando cada vez mais incomodados. E o destaque especial para as havainas???
    Não sei se é uma provocação, mas achei, no mínimo, de mau gosto.

    dezembro 9th, 2009

  8. Helena Vasconcellos

    Ah! O galo parece ser o símbolo do restaurante, ele está no prato…

    dezembro 9th, 2009

  9. Adriana Pessoa

    Acho que a expressão “cantar de galo” se aplica nesta ilustração:
    comandar, mandar.
    Acho que remete sim, as derrotas da nossa seleção para a seleção francesa.
    Pode não ter sido a intenção, mas que lembra este episódio, isso lembra…

    dezembro 9th, 2009

  10. Só achei de mau gosto. Não compraria o quadro. Acho uma mistureba meio “samba do criolo doido”. Acho que o pintor ouviu o galo cantar mas não sabe onde. Indiferente se é provocação ou não, Lina, não gosto. Se a intenção foi provocar, a mim não afetou. Se não foi, não me agradou.
    bjo
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    dezembro 9th, 2009

  11. Thiago Trindade

    Ah, eu até que achei esse quadro bonitinho, adoro galos.. hahah!

    Não acretido que seja uma provocação não.. o galinho tá se divertindo ao som do brasil.

    Lina,
    uma pergunta meio off topic:

    Comprei seu guia e queria saber se existe um meio de acompanhar o pedido, aquele codigozinho dos correios por exemplo?!

    E outra, quando sai a versão nr 2 do guia? hehe

    Té mais!!!

    dezembro 9th, 2009

  12. Lucia

    Nao e’ provocacao, Lina.
    Parece-me uma homenagem.
    O galo e’ a representacao do povo frances e no quadro ele toca maracas e canta, tendo como cenario raios solares, havaianas legitimas, o cristo, diversos cristinhos e ainda usa um cocar indigena.
    Voce sabe quem pintou, Lina? Foi um brasileiro?
    Ouvi uma vez que o galo foi escolhido como simbolo dos franceses, pelos franceses, pois M. Le Coq nao perde o orgulho e o panache quando a situacao “aperta” e canta mesmo com os pes na m****.
    Oops!
    Esta interpretacao acabou nao ficando muito positiva, favoravel…para nos, eu digo…ja’ que o galo pisa no ordem e progresso!
    Fazer o que? Agora ja’ divaguei no assunto…
    Nao seria melhor perguntar o que significa o quadro?
    A quem for de direito? So’para nao se ficar conjecturando?
    Na imaginacao a gente pode tudo!
    O comentario segue assim mesmo…
    Lina seu blog esta cada dia mais adoravel, interessante, informativo.
    Sempre surpreendendo com sensibilidade e gosto requintado.
    Adoro.

    dezembro 9th, 2009

  13. O quadro permite diversas interpretações, cada uma de acordo com o nosso olhar. Pode ser uma simpática homenagem com os símbolos do Brasil e França. O galo parece estar fantasiado de índio, a crista parece um cocar de penas. Segura a maraca e canta. Vejo mais pelo lado da homenagem á musica, ao samba, ao Cristo e às sandálias havainas que virou uma febre mundial. Raios de sol que brilham na cidade maravilhosa, pas ajourd’hui (ça flotte). Enfim, foi o que achei.

    dezembro 9th, 2009

  14. Leandro Ramos

    Acho que pela simpatia ao povo Francês, pelo carinho que temos pela França, é melhor mesmo ficar com a interpretação dada pelo Jorge Fortunato. Já que tudo na vida pode ser visto de diversos prismas, é harmoniozo, neste caso, obrservá-lo pelo melhor. Não sendo assim, põe-se o galo na panela, que aliás fica delicioso..rsrsr

    dezembro 9th, 2009

  15. iara

    Do meu lado acho que o Brasil, resumido aos Cristo e cristinhos, sandálias havaianas e raios de sol incomoda e dá um gosto especial àquela MALFADADA derrota.
    Naquele dia, o galo tripudiou!!! Sem dúvida e, infelizmente.
    Êta quadrinho besta, sô!!!
    Chego lá dia 29 pf e quero ver de perto.

    dezembro 9th, 2009

  16. iara

    Não sei quem explica, Freud, Lacan (mais apropriado p o blog)
    …Escrevi um gosto especial à DERROTA, qdo deveria ser VITÓRIA (deles!)

    dezembro 9th, 2009

  17. Carlos Henrique

    Eu também não encaro como uma provocação, para mim parece (pelas notas musicais) que o galo esta cantando e segurando um microfone com o pé.
    Em todo caso o restaurante esta na lista para que, da próxima vez que formos a Paris, verificarmos in loco.

    dezembro 9th, 2009

  18. Aníbal

    Não deixa de ser uma forma estranha de lembrar o Brasil, tendo o galo momento de sambista.Quanto as duas derrotas que tivemos nas copas, temos que aceitar, eles estavam melhores. Assim como eles aceitaram a goleada de 5×2 na Copa de 58 e nos deram de presente a coroa para o nosso Rei Pelé. Foram eles que coroaram Pelé, aceitando a genialidade do futebol brasileiro naquele momento. E olha que eles tiveram o artilheiro da Copa e uma bela equipe comandanda pelo Fontaine, excelente jogador.

    dezembro 9th, 2009

  19. Provocações à parte… a arte está bem bacana, de quem será? sabes?

    Abráço e como sempre, parabéns pelos posts!

    dezembro 9th, 2009

  20. Querida, acho que a idéia do artista não foi provocar, mas unir dois símbolos brasileiros em um francês… Infelizmente num país que se orgulha de ser a terra do carnaval e futebol, a gente tem que aprender a relevar pequenas brincadeiras, pois são apenas isso que elas representam para nós.
    Amo de paixão o seu blog.
    Bjos brasileiros.

    dezembro 9th, 2009

  21. PS: Na verdade quatro símbolos: A bandeira brasileira, o Cristo Redentor, as Havaianas e o futebol…rsrsrs.

    dezembro 9th, 2009

  22. Paulo Chaves

    - Acho até que pode ser entendido como provocação, mas vai depender do estado de espírito (senso de humor),da pessoa que olhar o tal quadro nesse dia. Entendi apenas como uma gozação do autor do quadro em cima da seleção brasileira, inspirado nas duas últimas vitórias da seleção francesa na copa do mundo de futebol. Ou será que somente nós brasileiros é que podemos ser gozadores?.

    dezembro 9th, 2009

  23. Camila Caruso

    Não achei provocação… Achei o galo bem Feliz curtindo o ritmo brasileiro!

    Robson,
    Você não foi o único!! Também não gostei muito do restaurante. Não é um lugar que voltaria. Acho que não dei sorte, nem com os pratos nem com atendimento de um garçom francês não muito simpático.
    Mas foi o único, fui bem atendida em todos os lugares. Fiquei encantada com a educação e gentileza dos franceses.

    dezembro 9th, 2009

  24. Jessika

    Num eh uma bola de futebol nao, tem um cabo preto saindo dela
    Esta mais para um microfone ou ate mesmo uma maraca.

    dezembro 9th, 2009

  25. Eymard

    Claríssima provocação!!!!!!!! Sem sombra de dúvidas. Mas, claro, muito bem humorada!!!! Vejam que até Asterix e Obelix é uma forma bem humorada de olhar o mundo (os outros) e a si mesmos. É bem frances!!!
    O Robson e a Camila não deram sorte! Infelizmente. As vezes acontece, e nos melhores lugares. Não se agrada a todos.
    Aníbal: ninguem aceita!! Temos apenas de nos “conformar”. Aceitar? Jamais!!!! Ganharam e pronto. A próxima é nossa..(risos).

    dezembro 9th, 2009

  26. Elisa

    Isso é um chocalho! O galo está “imitando” um índio!

    dezembro 9th, 2009

  27. ze ricardo

    Oi, eu acho que mesmo que for provocação temos que levar na esportiva…

    dezembro 9th, 2009

  28. conexaoparis

    Thiago
    Através do seu email, não achei sua compra no site do pagseguro. Utilizou outro?

    dezembro 9th, 2009

  29. NADIA B

    Bom dia a todos!!!

    Lina querida, você tem razão de ficar muito zangada…. para mim está claro que o “galo” está se divertindo às nossas custas…. rsrsrs
    Acho que a vitória da Copa de 98 foi o acontecimento do século para os franceses.. 10 anos depois da Copa, eu tive que aguentar a gozação do balconista da farmácia, do taxista e do funcionário do Pantheon… todos, ao descobrirem que eu era brasileira, faziam alguma gracinha tipo “3 a 1 france” … rsrs
    mas não é nada que não dê pra aguentar…. afinal, acho que o Brasil mereceu amargar aquela derrota.
    Bjs

    dezembro 9th, 2009

  30. Ja estive várias vezes na França e nunca fizeram essa gracinha comigo. Já me confundiram com o Ronaldo (o fenômeno)…quem dera, pelo menos ia ter muito dinheiro. Cheguei no CDG e saindo com as malas alguém gritou “Ronaalllldooo”, eu achei engraçado.

    dezembro 9th, 2009

  31. NADIA B

    Jorge

    não sei não …. acho que essa comparação com o Ronaldo não é lá muito lisonjeira… rsrsrs

    dezembro 9th, 2009

  32. Sônia

    Não creio que é provocação, prefiro pensar que é uma homenagem ao povo brasileiro, muita música, futebol, sol e alegria…

    dezembro 9th, 2009

  33. suely

    Eu levo pelo lado esportivo,quando conseguem ganhar da gente no futebol todos se vangloriam,não deixa de ser uma homenagem,
    Achei o galinho bonitinho,se fosse na Argentina não sei se iria gostar,rsrsrs…Brincadeirinha!!!

    dezembro 9th, 2009

  34. Alexandre

    Nossa…. mais de 30 comentários sobre o galo.
    Um quadro, mil olhares, cem mil intrepretações.
    Intenções à parte, não incomoda a vocês a redução generalizada de todos os ritmos latinos à caricatura caribenha? Vamos e convenhamos: maracas no Samba? Só faltava o galo estar de camisa florida, dançando Macarena.
    Por outro lado, para pintar um galo tocando pandeiro, reco-reco ou agogô o cara tem de ser “O” pintor.

    dezembro 9th, 2009

  35. Sonia

    Lina,

    Eu acho que se trata de provocação, sim!

    Penso que não se deve brincar em público com a bandeira de outro país.
    Não me tomem como pessoa mal-humorada; pelo contrário, gosto de brincar; e sou apaixonada pela França. Minhas viagens sempre começam com uma boa estada em Paris. Depois, os outros lugares. Costumo dizer que é sempre Paris, e…..

    Seu blog? Cada vez melhor!

    Tudo de bom, sempre!

    Um abraço.

    dezembro 9th, 2009

  36. Eymard

    Sonia: faço o inverso. Começo por outros e termino com uma boa estada em Paris (risos).
    Alexandre: essa caricatura do Brasil (Brasil pandeiro; mulata, samba, futebol…) já é um clássico. Temos tudo isso sim! E porque não? Mas temos muito mais do que isso. Portanto, a questão é não reduzir nossa diversidade.
    Esse tipo de brincadeira deve ser levada com bom humor sim. O politicamente muito correto é muito chato! A diferença está é no preconceito e na vulgaridade. As vezes o passo entre uma coisa e outra é pequeno, como disse o Robson Saboia. Mas, no caso desse quadro, não!!! Aqui é pura diversão!

    dezembro 9th, 2009

  37. Cláudia Oiticica

    Eu encarei mais como uma homenagem; não vi problemas, achei até engraçadinho. Como não sou ligada em futebol, não encarei como provocação.Na verdade nem estava mais lembrada do episódio fatídico.

    Eymard, também faço como você. Paris no final, para fechar com chave de ouro(risos).

    dezembro 9th, 2009

  38. NADIA B

    Cláudia

    acho que pode ser uma provocação “futebolística” sim, por isso deve ser levada na “esportiva” (risos), uma brincadeira sem maiores consequências e com a elegância dos franceses.
    mas como disse a Suely, se fossem os argentinos, seria outra história… em razão da rivalidade que realmente existe entre a Argentina e o Brasil, não somente no futebol, as brincadeiras costumam ultrapassar os limites do respeito…. não é o caso do quadro apresentado pela nossa querida Lina..

    dezembro 9th, 2009

  39. Ana Beatriz

    Na minha visão sobre este objeto, me parece um chocalho!!!
    já vi um desses, ele tem uma esfera com “coisinhas”que fazem barulho dentro, e é sustentado por um cabo, que vc segura e chacoalha.
    tem até umas notas musicais perto desse galo, me faz pensar que é isso.
    Além do mais, me parece um galo indígina, ele esta de cocar!!!
    bisoux

    dezembro 9th, 2009

  40. Gerson

    Maria Lina.
    Hoje o tema está ótimo. Quantas interpretações! Temos sorte que o galo está cantando algo caribenho e não “cocô-ricando”.

    dezembro 9th, 2009

  41. Sueli OVB

    Sabe? Esse olhar meio enviesado ou condescendente e até mesmo cordato, depende só do nosso momento!
    O que o autor do quadro quis dizer com todas essas imagens, só ele mesmo pode dizer. Para nós, tudo não passa de elucubração. E por quê não, diversão?

    dezembro 9th, 2009

  42. Alexandre

    Acho que a grande conclusão é que nunca se pode agradar a todos. Então, é bom maneirar nas escolhas polêmicas. No caso do Les Fous, a escolha do quadro.
    Eymard, morei na França um período de minha vida. Brest e Toulon. Hoje, a passeio ou a trabalho, não deixo de passar pela França. Disse isso para deixar claro que adoro o país e tenho muitos amigos lá. Porém, a verdade é que os franceses – assim como o resto do mundo – não conhecem nossa diversidade. Simplesmente não há o que reduzir de uma conhecimento inexistente. Somos, sim, reduzidos a Samba, futebol e mulatas.
    Pior que isso, em uma festa em Paris, com um conjunto ao vivo que evoluiu para um animado karaokê, ouvimos uma música – tipo rap – que falava sobre a violência do Rio de Janeiro… “se você quer ser assaltado, vá ao Rio de Janeiro”, dizia a letra.
    O estrangeiro mediano olha o Brasil com os olhos da mídia internacional: samba, futebol, mulatas e violência.
    A nossa diversidade, que você bem coloca, somos nós que – com nossos contatos e em nossa pequena esfera de atuação – levamos ao mundo.

    dezembro 9th, 2009

  43. Mada

    Lina,

    Eu também encarei com bom humor.
    Se vocês olharem o sítio, irão ver que tem inúmeras outras fotos de brincadeira com o tema do galo/galinha.
    Pedi autorização para fotografar e foram super simpáticos comigo.

    O restaurante não é nada de especial, mas eles tem uma seleção ótima de vinhos na jarra, são corretos, as sobremesas são ótimas tem uma que é uma degustação e o mais importante, no meu caso, pude almoçar as 15:30h sem reserva :)

    Quando mandei as fotos, nunca poderia imaginar a polêmica, mas para quem foi classificado com a mão de Henri, fica difícil cantar de galo.

    Lina, aproveito para dizer que adorei a loja de vinhos Lavinia, as tortas maravilhosas do Kruger e do Le Loir dans la Théière, porém para esse último tive que tentar 3 vezes e só consegui chegando antes das 13h, é fila direto, mas o clima muito legal.

    Adorei a exposição L´age d´or e o Renoir no Grand Palais.

    Salvei meu marido do golpe do anel na St Honore, graças ao blog e relato de leitores…

    Enfim, Lina, com o seu blog, Paris é outra experiência !
    Valeu mesmo!
    Mada

    dezembro 9th, 2009

  44. Sueli OVB

    ALEXANDRE

    Bravo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    dezembro 9th, 2009

  45. EYMARD

    Alexandre, faco minha a ELOQUENTE palavra de SUELI. Assino embaixo.

    dezembro 9th, 2009

  46. Tatyana Mabel

    Caros,
    Futebol à parte,… acho a gravura uma simpatia! A bola em formato de ovo/ou microfone e um galo com ela no pé é de um bom humor e ironia formidáveis! O colorido do cartaz, a alegria e td mais deve nos levar a uma forma leve e alegre e encarar o esporte… Adorei!!! Abraços.

    dezembro 9th, 2009

  47. Nadia B
    Na época o Ronaldo estava em alta apenas pelo lado futebolísitco mesmo…rs

    dezembro 9th, 2009

  48. EYMARD

    fui rever as minhas fotos de quando andei por la. Nao tinha nem reparado nestes detalhes. Mas o galo aparece tambem com outras bandeiras, como a dos EUA, em uma clara satira a posicao “hegemonica” da america….portanto, nao ‘e uma exclusividade “brasileira”…(risos)

    dezembro 9th, 2009

  49. Beth

    Amigos
    Estou chegando agora e me divertindo a grande com as elocubrações de vcs. O problema vai começar agora, na Copa 2010!
    E começou mal, com a mão “milagrosa” do Henri…
    Risos e abraços

    dezembro 9th, 2009

  50. Patrícia Venturini

    Eu acho tranquilo… se for provocação estão perdoados, excelente restaurante, lindo decor, comida deliciosa, atendimento muito simpático! Fui duas vezes.

    dezembro 9th, 2009

  51. Marcos Vitorino

    Se alguem implicar com vc por causa da derrota do Brasil pra França em copas passadas é só falar que pelo menos o Brasil não precisou fazer gol com a mão pra entrar numa copa do mundo ahuahahuahuahauha

    dezembro 9th, 2009

  52. Beth

    Jorge Fortunato, Sueli OBV , Claudia Oiticica e demais amigos que gostam de comer bem em Paris e outros lugares menos votados….

    Hoje fui jantar mais uma vez no Domenico da Dias Ferreira (Leblon-Rio)
    Não sou boa como vcs (e o EYMARD) em descrever sabores, mas o jantar estava soberbo! Sobre a batuta do chef Tulio Colonese o restô vem trabalhando na sua proposta incial, a recuperação da velha cozinha italiana. Experimentamos um papardelli com ragu de rabada de comer de olhos fechados… O sorvete de gengibre fechou o jantar de maneira perfeita. Nem vou falar dos “amuse bouche” etc
    Abraços gulosos

    dezembro 9th, 2009

  53. Sueli OVB

    BETH

    Que delícia, heim? Mas eu JAMAIS pediria esse prato, pois não gosto de rabada e raramente como massa sem ser em casa. Meu negócio é risoto.
    Até esqueci de perguntar à minha filha se ela conhece esse restaurante. Eles adoram comida italiana.

    dezembro 9th, 2009

  54. Beth

    Sueli
    “rabada” é um prato internacional… Os ingleses chamam de “ox tail”…
    E a versão italiana é excepcionalmente divina! Nós também já pedimos no Domenico um risoto ao funghi de comer chorando. O melhor da comida européia vem sempre da sua origem: a comida dos “pobres”, onde cada um teve que se virar para chegar no resultado espetacular… Esse negócio de influência “thai”, etc, é sinônimo dos tempos, risos. Difícil mesmo é fazer um simples frango assado com a maior qualidade…
    Vc precisa ir até a Europa no outono, que é o período da caça.
    Bjs.

    dezembro 10th, 2009

  55. Thiago Trindade

    Oi Lina, usei esse mesmo email do uol que coloquei aqui no site. Inclusive, recebi um email do pagseguro ontem a noite dizendo que já foi postado e com o código p rastrear tmb! Brigadão pela resposta!!!

    dezembro 10th, 2009

  56. EYMARD

    Beth, fiquei imaginando o seu jantar e ja me deu agua na boca. Papardelli com ragu de rabada (Sueli que me desculpe), mas deve ser bom demais!!! Devidamente anotado no meu caderninho. Ao contrario de SP, onde me sinto em casa, circulo muito mal pelo RJ. Mas estou aprendendo muito e anotando tudo para as proxs idas.
    Sueli: Jamais diga Jamais!!!! Ainda verei vc comendo um papardelli com ragu de rabada…e de joelhos (risos). Uma boa massa, com um molho forte e saboroso?? Hum….bom demais!!!!!
    BETH: agora me conte que vinho acompanhou esse papardelli ao ragu de rabada?? O ragu pede um vinho mais estruturado.

    dezembro 10th, 2009

  57. Vivian Mara Côrtes Camargo

    Beth
    só pela sua descrição do tal ragu de rabada bem acompanhado pelo sorvete de gengibre deu vontade de voar até o Rio para experimentar. Fica anotada a dica para a próxima viagem, sou apaixonada pelo Rio de Janeiro!

    dezembro 10th, 2009

  58. suely

    Beth
    MInha mãe fazia uma rabada com polenta à moda mineira que eu jamais comerei novamente,simplesmente deliciosa!Hummm….que saudades…
    Agora galo eu não comerei nunca,há quem coma,prefiro os franguinhos,os galetos.

    dezembro 10th, 2009

  59. Sueli OVB

    EYMARD E BETH

    Eu tenho certeza absoluta que comeria um ragu de rabada se não houvesse qualquer outra opção no cardápio e eu estivese morta de fome. Mas por quê eu iria eleger um prato cuja carne não me agrada em nada? Já tentei comer rabada de todas as maneiras e em lugares diversos e a carne não me convence. Tenho uma amiga que cozinha divinamente e faz uma rabada elogiadíssima, mas sempre que vamos(Jorge adora) ela faz outro prato para mim. Gosto, política e religião não se discute, ok?

    dezembro 10th, 2009

  60. Cláudia Oiticica

    Beth, dica anotadíssima, como o do plateau de frutos do mar de Curitiba.
    Merci.

    dezembro 10th, 2009

  61. Beth

    Eymard
    O Ragu de rabada foi acompanhado de um digno e discreto Valpolicella.

    Claudia, Vivian e Suely
    Vale a pena experimentar o Domenica. A cozinha é muito elaborada e sai do lugar comum dos restaurantes italianos.

    Sueli OVB
    Eu também não como rabada…
    Mas o “ragu de rabada” do Colonese é uma Glória!

    Bjs. e abrs.

    dezembro 10th, 2009

  62. Sueli OVB

    BETH

    “RAGU DE RABADA” tem gosto de RABADA. E eu não gosto do gosto da CARNE DE RABADA.

    EYMARD

    Eu não disse que jamais COMERIA e sim que jamais PEDIRIA. Tem uma diferênça gritante, não?

    dezembro 10th, 2009

  63. Leandro Ramos

    Êta Galo pra reder….rsrsr Já devia ter ido pra panela no terceiro post…rsrsrs

    dezembro 10th, 2009

  64. Cham

    Prezados leitores, amigos brasileiros,
    Calma! como dez o marido da Lina.
    Depois de muitas pesquisas acabei com a conclusão que este galo não pode ser françês, ele é português.
    Confiram e comparem: http://www.portukale.com/WebRoot/ce_pt/Shops/233538/491F/0774/583D/3536/9D8C/3EC1/CD18/4478/PA290002.JPG

    Estou muito aliviado de poder encerrar a polêmica…….rrrsss
    Abraços

    Um galeto françês.

    dezembro 10th, 2009

  65. Cláudia Oiticica

    Cham, deixe o galinho de Barcelos fora dessa celeuma (risos). Nada a ver com o coitadinho.Esse é um legítimo Monsieur Le Coq, ou galeto francês, se preferir.

    Leandro, nada mal a sua idéia.Que tal um “coq au vin” ?

    dezembro 10th, 2009

  66. Raquel

    Eu concordo com a Camila, lá em cima, num dos primeiros comentários: eu vejo uma maraca (ou chocalho), e o Galo se rendendo ao Brasil!

    dezembro 10th, 2009

  67. Sueli OVB

    CHAM

    Não, Cham, você não encerrou a polêmica. E não coloque o galinho dos “patrícios” nessa discusão! Esse aí é um legítimo coq français e ele está por toda parte no restaurante. Há quadros alusivos a diversos países. O que não se sabe, por isso toda essa celeuma, é a verdadeira intenção do autor dos quadros.
    Gostaria muito de começar sabendo a origem do nome do restaurante e a razão de tantos galinhos espalhados por toda parte. Parece que aí, na Île Saint- Louis, esse tipo de representação é comum, pois há um outro restaurante onde as vaquinhas são o centro das atenções.
    Achei esse exercício de imaginação que se formou em torno da pergunta da Lina ótimo.
    Abraços

    dezembro 10th, 2009

  68. Leandro Ramos

    PERFEITO…SUPER !!! Achamos um destino para o Galo….Le Coq au Vin: Aí vai a receita: Pour 6 personnes

    1 coq de 2 kg
    2 gros oignons
    1 verre de cognac
    2 bouteilles de vin rouge (j’utilise du Côtes du Rhône)
    500 g de champignons de Paris
    400 g de poitrine fumée coupée en lardons
    3 cuillères à soupe de farine
    1 bouquet garni (thym, laurier, persil, etc.)
    40 g de beurre
    3 cuillères à soupe d’huile

    Servir avec des pommes vapeur et avec le même vin que la recette!!!!

    BONNE CHANCE !!

    dezembro 10th, 2009

  69. suely

    Bom gente
    A Sueli não come rabada e eu como já disse lá em cima não como galo,nem sendo frances,eu fico com as pommes.Bon apetit!!!

    dezembro 10th, 2009

  70. Eymard

    Cham, definitivamente você colocou o galo na fogueira!!!! Pobre do galinho de barcelos….só canta fados! Não entende nada de maracas….nem de maraca-nãs!!! (risos)

    dezembro 10th, 2009

  71. Sueli OVB

    EYMARD

    Você está demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Vá até o post do Playmobil e veja o que foi revelado lá. Surpreendente.
    Abraços

    dezembro 10th, 2009

  72. Cláudia Oiticica

    Eymard, mais um inteligente jeu de mots!!! Está craque!!!

    Quanto ao “coq au vin”, como diria Julia Child…Bonne Appétit!!
    Sueli, filme light, delicioso de ser ver. E que marido bonzinho, não?

    dezembro 10th, 2009

  73. Cláudia Oiticica

    De SE ver.

    dezembro 10th, 2009

  74. Sueli OVB

    CLÁUDIA OITICICA

    É o que eu disse. A Julia estava no lugar certo, na hora certa, com o homem certo. Com um marido daqueles qualquer uma chegaria onde ela chegou! Meritos pessoais a parte, ele deu o maior apoio, não foi mesmo?
    O marido da Julie, que não era lá nenhum Paul, também tinha um saco de papai noel… Eu adoro esse tipo de filme, pode até não acrescentar nada, o que não é o caso, mas também não tira e ainda por cima diverte. E ainda tem quem o ache chato e monótono. Será que é o filme mesmo?

    dezembro 10th, 2009

  75. Cláudia Oiticica

    Sueli, é isso mesmo. Aliás, como sugestão…. todos os maridos deveriam ver esse filme para aprender com o Paul como dar o apoio necessário. (risos).

    dezembro 10th, 2009

  76. Beth

    Meninas
    Acabei o livro da Julia Child.
    O livro foi baseado nas cartas do Paul Child para seu irmão gêmeo, onde ele relata TUDO sobre o dia deles na Europa. Mais as fotos, lindas.
    Acho que ele foi um marido e tanto!
    Mas nunca esqueçam, um marido totalmente dedicado geralmente tem uma mulher e tanto!
    O Veríssimo hoje publicou um post bem interessante sobre o casal Child. Gostei!
    Abs.

    dezembro 10th, 2009

  77. EYMARD

    … ta bom…ta bom….ja prometi a lourdes que vamos no final de semana ver o filme….tambem com uma “claque” destas para que os maridos assistam!!!!!

    dezembro 10th, 2009

  78. Sueli OVB

    Concordo com você BETH.

    EYMARD, você vai gostar muito do filme e lembrar da Lina e do “nosso” maravilhoso blog. Também vai ficar fã do Paul, como homem sensível e inteligente que é.
    Meu alvo agora é ” Los abrazos rotos”.

    dezembro 10th, 2009

  79. EYMARD

    ….Sueli estou contando os dias e as horas para que eu possa realmente colocar em dia os bons filmes que estao por ai e “Los abrazos rotos” ‘e um deles. Esse periodo, ate mais ou menos dia 20, ‘e muita correria….so da tempo para divertir aqui mesmo no blog (risos)

    dezembro 10th, 2009

  80. Beth

    Sueli, Vivian, Eymard, Claudia e demais amigos do Blog
    Acho que vamos todos morrer pela boca, risos. Parece que além de Paris, temos todos um interesse comum: Comer bem!
    Hoje, eu e Marido tivemos uma idéia bem diferente, aproveitando que estávamos em Copacabana e necessitados de descansar e…almoçar! Fomos até a Colombo do Forte Copacabana e tivemos a maior surpresa agradável: comemos um delicioso omelete mais salada, embaixo das amendoeiras quase pendurados em cima do mar…
    Delicioso e reconfortante! E que vista!
    Abs.

    dezembro 10th, 2009

  81. Beth

    Eymard
    Aproveitei e tomei uma taça de pró-seco, risos.
    A paisagem exigiu…
    abs.

    dezembro 10th, 2009

  82. Sueli OVB

    BETH

    O anzol só não me pesca com “rabada”. (muito riso)
    Não sabia dessa filial da Colombo no Forte. Acho aquele lugarzinho alí um charme e agora com o seu aval, ficou melhor ainda.
    Fora esse seu visual aí, eu faço saladas com grelhados nos fins de semana sensacionais! E não venha me criticar! risos

    dezembro 10th, 2009

  83. Beth

    Sueli OVB
    Eu também fiquei surpresa.
    Nós estávamos na maior correria, precisando dar uma paradinha. O dia estava meio nulado mas mesmo assim valeu a pena. A vista é deslumbrante e o serviço impecável. E ainda assistimos a troca da guarda, que acontece a cada hora. Os soldadinhos vestidos com “garance” e mosquetão modelo 1908 com baioneta e tudo!
    Um verdadeiro oásis em pleno Rio de janeiro…
    Bjs.

    PS. Eu também adoro saladas especiais com um grelhado…

    dezembro 10th, 2009

  84. Beth

    Sueli
    As informações sobre o uniforme foram do meu marido, risos. Disse ele que é o mesmo uniforme usado pelos soldados em Canudos. E tem até “canhão metralhadora” enfeitando o lugar. Foi só sairmos de lá para voltar a chover de montão….

    dezembro 10th, 2009

  85. Cláudia Oiticica

    Sueli, Beth e Eymard, gostei muito de Abraços Partidos.Falando no Almodóvar, o vi esse ano em Paris.

    dezembro 11th, 2009

  86. EYMARD

    Beth: estamos todos ficando mal acostumados com os prazeres da boa mesa e do bom viver. Flanar por Paris ou pelo Rio de Janeiro….Essas paradas inesperadas durante o dia sao reconfortantes…e ainda mais com uma taca de “pro-seco”. Mais uma anotada!
    Claudia Oiticica: encontro casual com Almodovar..e em Paris? Muito bom. Dele gosto de quase tudo (quase). Dos mais “maduros” gosto do Volver…poderia acontecer em qualquer cidade do mundo.
    Sueli: por aqui, falando em risostos, gosto da Tratoria da Rosario.

    dezembro 11th, 2009

  87. Cláudia Oiticica

    Eymard, Volver é fantástico e na minha opinião, melhor que Abraços Partidos.Depois me diga o que achou.

    dezembro 11th, 2009

  88. Beth

    Claudia Oiticica
    Lá vou eu de “Abraços Paridos”…

    Eymard
    Ir a Copacabana é sempre algo meio confuso e agitado, por isso procuramos almoçar num local tranquilo. Até então íamos até a Pérgola do Copacabana Palace, que é muito agradável. Mas a Colombo do Forte foi um achado!

    dezembro 11th, 2009

  89. Telma Pereira

    E o pior é que galo não bota ovo….rsrsrsrsrs…. Só se na França isso ocorre…kkkk

    dezembro 12th, 2009

  90. Daniel Vargas

    Assim como a maioria, segui as dicas da Lina na minha última ida a Paris (e tenho certeza que nos cruzamos no Bon Marché – ela postou dicas de presentes de natal no mesmo dia!). E para colocar mais fogo na discussão a respeito do Galo, o quadro fica em frente ao banheiro! Mas eu também tirei foto e achei bem legal a homenagem.
    Quanto ao restaurante, excelente comida e preço bem razoável – $70 para 2 pessoas no almoço, com entrada-prato-sobremesa e vinho. Aliás, estrelado pelo guia Michelin 2009 (pelo menos tem um adesivo na porta).

    dezembro 13th, 2009

  91. Ivo Rafael

    Me parece que o chocalho em uma das patas do galo representa nossa musicalidade … Não digo que seja certo nem errado, apenas diferente.

    dezembro 14th, 2009

  92. Rafael

    Lina,

    Chegarei em Paris bem no dia de um dos jogos do Brasil nessa Copa de 2010. Logo, não terei muito tempo pra procurar um lugar legal (bar, restaurante) para assistir o jogo. Tem o ‘Ave Maria’ http://vai.la/HcM , restaurante brasileiro em Oberkampf, perto do meu Hotel – mas nem sei se lá tem televisão ou transmitirá o jogo.

    Tem alguma sugestão? Muito obrigado!

    (ps. Ô se é provocação!

    março 21st, 2010

  93. conexaoparis

    Rafael
    Olhe este bar. É o melhor para transmissão de jogos.
    Precisa conferir se vai transmitir o jogo do Brasil.
    http://leplayers.com/

    março 21st, 2010

  94. Aline Gonçalves

    Olá Lina,
    Estarei em Paris justo na época da copa do mundo. Quero saber se os franceses são aficcionados como os brasileiros. A cidadade pára nos dias de jogo como aqui no brasil? Será que terei que ajustar os meus roteiros em função dos jogos?
    Aline

    maio 16th, 2010

  95. Beth

    Aline
    Não é como aqui mas eles também gostam de futebol e colocam telões em alguns pontos da cidade, As comemorações costumam ser no Champs Elysées. Só convém tomar cuidado se houver algum jogo Brasil/França. Especialmente se a França perder, risos.

    maio 16th, 2010

Responder para “Provocação ou não?”