Vai viajar de trem? Despache suas malas e até mesmo seu carro

A SNCF, a empresa francesa que administra os transportes ferroviários, oferece um serviço que se chama “viajar de mãos vazias”. Já discutimos aqui no blog sobre a dificuldade de viajar de trem, na França, com malas pesadas. Os cais para o embarque são longos e os passageiros caminham muito até o vagão. Além disto o compartimento para as malas grandes se encontra, às vezes, separado dos assentos e os roubos são frequentes. E por último, descobri que os trens limitam o número de bagagens a dois volumes por pessoa. Não sabia disto. O controle não deve ser rígido porque nunca vi o controlador pedir aos passageiros o pagamento de multas por excesso de bagagem. Mas é bom saber a existência deste limite.

Por isto aconselho viajarem com uma malinha pequena e quando comprarem suas passagens, comprem também este  serviço da SNCF que funciona da seguinte maneira. A SNCF pega as malas no endereço indicado e as entrega, 24 horas mais tarde, no endereço desejado. A primeira mala custa 35 euros e as seguintes, 11 euros cada.

Um outro serviço, que eu pessoalmente acho excelente, é a possibilidade de colocar, na véspera da sua viagem, o seu carro dentro de um trem e no dia seguinte encontrá-lo à sua espera na cidade de destino. Por exemplo,  a viagem Paris Marseille de carro dura em torno de oito horas. São oito horas de monotonia,  de auto-estradas onde não se vê nada a não ser postos de gasolina. O que faço? Na véspera da viagem entrego o carro à SNCF, no dia seguinte pego o TGV, faço este mesmo percurso em três horas e quando chego a Marseille, meu carro já está lá me esperando. Para um carro de tamanho médio, o preço deste serviço gira em torno de 250 euros. O que eu iria gastar com gasolina e pedágio seria um pouco menos que este valor. Mas o conforto e a segurança desta viagem de train+auto vale a pena o acréscimo no preço.

Para a maioria dos turistas este último serviço tem pouca utilidade. O mais barato e confortável é pegar o trem e alugar o carro na cidade de destino. Mas aí vai a dica, nunca se sabe, não é?

http://bagages.voyages-sncf.com/

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

48 pitacos, participe desta conversa

  1. wolfgang post disse:

    Comprei passagens tgv de gare lyon para Freiburg Alemanha, promoção 1a.classe + barato que 2a. Minha dúvida é qto. às malas. Somos 2 adultos 2 idosos e uma criança, com 4 malas grandes e bagagem de mão. O serviço SNCF retira malas nos hotéis ou tenho que contratar no embarque? Somos todos 1a viagem e cegos em língua francesa. Obrigado

  2. rafael disse:

    boa tarde Lina, eu e minha esposa vamos pegar um trem de lyon saint exupery pra marselle sant charles, vimos pelo site da sncf ,e tinha um trem ouigo, mas diz no site que seria só mala de mão , se eu levar duas malas medias sera que terei problemas

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rafael, não sei te informar se vocês terão problemas. Geralmente nas viagens de trem não há limites de bagagem mas não há muitos locais dentro dos vagões para guardá-las. O site especifica o tamanho das malas?
      Abraços.

  3. Jackson disse:

    Olá! Gostaria de saber se a fiscalização continua pouco rigorosa quanto às bagagens. Eu e a minha namorada vamos viajar com uma mala grande, de 70x48x28cm, e outra média, de 60x37x30cm, além de duas mochilas, e gostaríamos de saber se todas elas poderiam ser consideradas bagagem de mão, ou se teremos de pagar algo por excesso de bagagem. Obrigado!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Jackson, não há fiscalização de bagagem nas viagens de trem. Porém são vocês que carregarão as malas até o vagão e subirão com elas.
      Abraços.

  4. Tereza Corrano disse:

    Oi Lina,
    Gostaria de saber se existe este serviço de transporte de malas para 3 lugares:
    de Berlim à Barcelona, de Berlim a Veneza e de Berlim a Gênova. Eu não vou estar no local para retirar as malas alguém faria este serviço pra mim? E colocaria no guarda volumes? E no guarda volumes posso deixar por qtos. dias?
    Muito obrigada
    Abs

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Tereza, esse serviço é oferecido pela empresa francesa de trens e funciona somente dentro da França. Não sei te informar se as empresas de trem na Espanha, Alemanha e Itália dispõem de algo semelhante.
      Abraços.

  5. Anderson disse:

    Estamos viajando dois casais e 04 filhos (08 pessoas ) ha 15 dias por Londres, amsterdam, paris, eurodisney e agora vamos para Varsovia e Cracovia de aviao ficar mais uns dias!
    Problemao atual; Muitas malas!!!!
    La vamos pegar trem, metro e acho que vai ser bem complicado como ja foi nestes trajetos acima.
    Vc sabe me dizer se tem um servico de guarda de malas que seja seguro e confiavel em Paris no aeroporto charles de gaule ou em Varsovia para deixarmos um pouco dessas malas e ir mais aliviados para a Polonia ???

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Anderson, no aeroporto CDG existe o serviço de guarda-volumes no terminal 2 (gare TGV-RER) nível 4 em frente ao hotel Sheraton, aberto de 06h à 21h30.
      Abraços.

  6. Marco Barbosa disse:

    Desculpe. As dicas sao sobre o procedimento de embarque no trem. O “sobrevôo” foi por causa do corretor do smartphone.

  7. Marco Barbosa disse:

    Lina, estamos indo de Paris a Londres de trem. Comprei as passagens pela internet. Somos 4 pessoas (1 casal e 2 filhos adolescentes). Iremos com 4 malas médias. Como funciona a guarda das malas no trem ?
    Vc tem algumas dicas sobrevôo procedimento de embarque ?
    Já estivemos em Paris e Londres antes, mas viajar de trem é a primeira vez.

    • Lina disse:

      Marco
      No embarque em Londres terá pequeno controle de fronteiras, como passaporte, reservas,etc…
      No início de cada vagão tem um compartimento para malas grandes e médias. Todos as deixam neste lugar. Tente chegar cedo e logo que o embarque for liberado, entre no trem. Às vezes este espaço fica lotado e algumas malas ficam no corredor.

  8. Nina Semenoff disse:

    Ola Lina,
    adoro seu site e já tenho contratado vários serviços indicados por vcs. Vamos em setembro.2013 e gostaria de saber se esse serviço de “viaje de mãos vazias” é aplicado para viajem de Paris para Barcelona pelo TGV? Agradeço pelas informações, abraços Nina

  9. Rita disse:

    Por favor, vc sabe me dizer se esse serviço Bagages à domicilie da SNCF está disponível de Paris para Londres? Não localizei a info no site e o atendimento online não fala inglês e eu não falo francês… Obrigada!

  10. ANNA disse:

    como contrato esse servico de despachar as malas , para ir de maos vazias no trem? comprando pela internet?

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.