Vai viajar de trem? Despache suas malas e até mesmo seu carro

A SNCF, a empresa francesa que administra os transportes ferroviários, oferece um serviço que se chama “viajar de mãos vazias”. Já discutimos aqui no blog sobre a dificuldade de viajar de trem, na França, com malas pesadas. Os cais para o embarque são longos e os passageiros caminham muito até o vagão. Além disto o compartimento para as malas grandes se encontra, às vezes, separado dos assentos e os roubos são frequentes. E por último, descobri que os trens limitam o número de bagagens a dois volumes por pessoa. Não sabia disto. O controle não deve ser rígido porque nunca vi o controlador pedir aos passageiros o pagamento de multas por excesso de bagagem. Mas é bom saber a existência deste limite.

Por isto aconselho viajarem com uma malinha pequena e quando comprarem suas passagens, comprem também este  serviço da SNCF que funciona da seguinte maneira. A SNCF pega as malas no endereço indicado e as entrega, 24 horas mais tarde, no endereço desejado. A primeira mala custa 35 euros e as seguintes, 11 euros cada.

Um outro serviço, que eu pessoalmente acho excelente, é a possibilidade de colocar, na véspera da sua viagem, o seu carro dentro de um trem e no dia seguinte encontrá-lo à sua espera na cidade de destino. Por exemplo,  a viagem Paris Marseille de carro dura em torno de oito horas. São oito horas de monotonia,  de auto-estradas onde não se vê nada a não ser postos de gasolina. O que faço? Na véspera da viagem entrego o carro à SNCF, no dia seguinte pego o TGV, faço este mesmo percurso em três horas e quando chego a Marseille, meu carro já está lá me esperando. Para um carro de tamanho médio, o preço deste serviço gira em torno de 250 euros. O que eu iria gastar com gasolina e pedágio seria um pouco menos que este valor. Mas o conforto e a segurança desta viagem de train+auto vale a pena o acréscimo no preço.

Para a maioria dos turistas este último serviço tem pouca utilidade. O mais barato e confortável é pegar o trem e alugar o carro na cidade de destino. Mas aí vai a dica, nunca se sabe, não é?

http://bagages.voyages-sncf.com/

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

42 pitacos, participe desta conversa

  1. Tereza Corrano disse:

    Oi Lina,
    Gostaria de saber se existe este serviço de transporte de malas para 3 lugares:
    de Berlim à Barcelona, de Berlim a Veneza e de Berlim a Gênova. Eu não vou estar no local para retirar as malas alguém faria este serviço pra mim? E colocaria no guarda volumes? E no guarda volumes posso deixar por qtos. dias?
    Muito obrigada
    Abs

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Tereza, esse serviço é oferecido pela empresa francesa de trens e funciona somente dentro da França. Não sei te informar se as empresas de trem na Espanha, Alemanha e Itália dispõem de algo semelhante.
      Abraços.

  2. Anderson disse:

    Estamos viajando dois casais e 04 filhos (08 pessoas ) ha 15 dias por Londres, amsterdam, paris, eurodisney e agora vamos para Varsovia e Cracovia de aviao ficar mais uns dias!
    Problemao atual; Muitas malas!!!!
    La vamos pegar trem, metro e acho que vai ser bem complicado como ja foi nestes trajetos acima.
    Vc sabe me dizer se tem um servico de guarda de malas que seja seguro e confiavel em Paris no aeroporto charles de gaule ou em Varsovia para deixarmos um pouco dessas malas e ir mais aliviados para a Polonia ???

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Anderson, no aeroporto CDG existe o serviço de guarda-volumes no terminal 2 (gare TGV-RER) nível 4 em frente ao hotel Sheraton, aberto de 06h à 21h30.
      Abraços.

  3. Marco Barbosa disse:

    Desculpe. As dicas sao sobre o procedimento de embarque no trem. O “sobrevôo” foi por causa do corretor do smartphone.

  4. Marco Barbosa disse:

    Lina, estamos indo de Paris a Londres de trem. Comprei as passagens pela internet. Somos 4 pessoas (1 casal e 2 filhos adolescentes). Iremos com 4 malas médias. Como funciona a guarda das malas no trem ?
    Vc tem algumas dicas sobrevôo procedimento de embarque ?
    Já estivemos em Paris e Londres antes, mas viajar de trem é a primeira vez.

    • Lina disse:

      Marco
      No embarque em Londres terá pequeno controle de fronteiras, como passaporte, reservas,etc…
      No início de cada vagão tem um compartimento para malas grandes e médias. Todos as deixam neste lugar. Tente chegar cedo e logo que o embarque for liberado, entre no trem. Às vezes este espaço fica lotado e algumas malas ficam no corredor.

  5. Nina Semenoff disse:

    Ola Lina,
    adoro seu site e já tenho contratado vários serviços indicados por vcs. Vamos em setembro.2013 e gostaria de saber se esse serviço de “viaje de mãos vazias” é aplicado para viajem de Paris para Barcelona pelo TGV? Agradeço pelas informações, abraços Nina

  6. Rita disse:

    Por favor, vc sabe me dizer se esse serviço Bagages à domicilie da SNCF está disponível de Paris para Londres? Não localizei a info no site e o atendimento online não fala inglês e eu não falo francês… Obrigada!

  7. ANNA disse:

    como contrato esse servico de despachar as malas , para ir de maos vazias no trem? comprando pela internet?

  8. Meire disse:

    Lina, p.f., poderia confirmar se do Aeroporto CDG eu pego o TGV para Avignon Centre, direto? Chego em Paris às 8:30hs e pretendo partir direto para Avignon.
    Obrigada.

  9. Miriam disse:

    Oi Lina…
    Vou a Paris em maio agora. Estamos com dificuldade de comprar passagens de trem para Avignon pela internet, você poderia nos orientar?
    Como faço para despachar as malas?
    BJOS

    • Lina disse:

      Miriam
      Muitos não conseguem efetuar a compra por internet. Já contatei a sncf e eles não sabem explicar o problema. O que tenho sugerido é entrar em contato com o Rodrigo, nosso parceiro para serviços de conciergerie em Paris. Ele compra para você as passagens e quando chegar em Paris ele te entrega no hotel. Email:rodrigo.lavalle@conexaoparis.com.br

  10. Nina Semenoff disse:

    Lina, é muito interessante seu post sobre “viajar de mãos vazias”, tenho apenas uma pergunta: vou viajar com 2 amigas e pensamos em adquirir aqui no Brasil o “Eurailpass” é possivel com este passe também despachar as malas?? Obrigada antecipadamente pela sua resposta. Nina

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.