Vai viajar de trem? Despache suas malas e até mesmo seu carro

A SNCF, a empresa francesa que administra os transportes ferroviários, oferece um serviço que se chama “viajar de mãos vazias”. Já discutimos aqui no blog sobre a dificuldade de viajar de trem, na França, com malas pesadas. Os cais para o embarque são longos e os passageiros caminham muito até o vagão. Além disto o compartimento para as malas grandes se encontra, às vezes, separado dos assentos e os roubos são frequentes. E por último, descobri que os trens limitam o número de bagagens a dois volumes por pessoa. Não sabia disto. O controle não deve ser rígido porque nunca vi o controlador pedir aos passageiros o pagamento de multas por excesso de bagagem. Mas é bom saber a existência deste limite.

Por isto aconselho viajarem com uma malinha pequena e quando comprarem suas passagens, comprem também este  serviço da SNCF que funciona da seguinte maneira. A SNCF pega as malas no endereço indicado e as entrega, 24 horas mais tarde, no endereço desejado. A primeira mala custa 35 euros e as seguintes, 11 euros cada.

Um outro serviço, que eu pessoalmente acho excelente, é a possibilidade de colocar, na véspera da sua viagem, o seu carro dentro de um trem e no dia seguinte encontrá-lo à sua espera na cidade de destino. Por exemplo,  a viagem Paris Marseille de carro dura em torno de oito horas. São oito horas de monotonia,  de auto-estradas onde não se vê nada a não ser postos de gasolina. O que faço? Na véspera da viagem entrego o carro à SNCF, no dia seguinte pego o TGV, faço este mesmo percurso em três horas e quando chego a Marseille, meu carro já está lá me esperando. Para um carro de tamanho médio, o preço deste serviço gira em torno de 250 euros. O que eu iria gastar com gasolina e pedágio seria um pouco menos que este valor. Mas o conforto e a segurança desta viagem de train+auto vale a pena o acréscimo no preço.

Para a maioria dos turistas este último serviço tem pouca utilidade. O mais barato e confortável é pegar o trem e alugar o carro na cidade de destino. Mas aí vai a dica, nunca se sabe, não é?

http://bagages.voyages-sncf.com/

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Interrupção da linha 6 do metrô de Paris

Que tal a comida do vagão/bar dos trens TGV?

Escala em Paris? Veja como aproveitá-la para conhecer ou rever a cidade

40 pitacos, participe desta conversa

  1. Anderson disse:

    Estamos viajando dois casais e 04 filhos (08 pessoas ) ha 15 dias por Londres, amsterdam, paris, eurodisney e agora vamos para Varsovia e Cracovia de aviao ficar mais uns dias!
    Problemao atual; Muitas malas!!!!
    La vamos pegar trem, metro e acho que vai ser bem complicado como ja foi nestes trajetos acima.
    Vc sabe me dizer se tem um servico de guarda de malas que seja seguro e confiavel em Paris no aeroporto charles de gaule ou em Varsovia para deixarmos um pouco dessas malas e ir mais aliviados para a Polonia ???

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Anderson, no aeroporto CDG existe o serviço de guarda-volumes no terminal 2 (gare TGV-RER) nível 4 em frente ao hotel Sheraton, aberto de 06h à 21h30.
      Abraços.

  2. Marco Barbosa disse:

    Desculpe. As dicas sao sobre o procedimento de embarque no trem. O “sobrevôo” foi por causa do corretor do smartphone.

  3. Marco Barbosa disse:

    Lina, estamos indo de Paris a Londres de trem. Comprei as passagens pela internet. Somos 4 pessoas (1 casal e 2 filhos adolescentes). Iremos com 4 malas médias. Como funciona a guarda das malas no trem ?
    Vc tem algumas dicas sobrevôo procedimento de embarque ?
    Já estivemos em Paris e Londres antes, mas viajar de trem é a primeira vez.

    • Lina disse:

      Marco
      No embarque em Londres terá pequeno controle de fronteiras, como passaporte, reservas,etc…
      No início de cada vagão tem um compartimento para malas grandes e médias. Todos as deixam neste lugar. Tente chegar cedo e logo que o embarque for liberado, entre no trem. Às vezes este espaço fica lotado e algumas malas ficam no corredor.

  4. Nina Semenoff disse:

    Ola Lina,
    adoro seu site e já tenho contratado vários serviços indicados por vcs. Vamos em setembro.2013 e gostaria de saber se esse serviço de “viaje de mãos vazias” é aplicado para viajem de Paris para Barcelona pelo TGV? Agradeço pelas informações, abraços Nina

  5. Rita disse:

    Por favor, vc sabe me dizer se esse serviço Bagages à domicilie da SNCF está disponível de Paris para Londres? Não localizei a info no site e o atendimento online não fala inglês e eu não falo francês… Obrigada!

  6. ANNA disse:

    como contrato esse servico de despachar as malas , para ir de maos vazias no trem? comprando pela internet?

  7. Meire disse:

    Lina, p.f., poderia confirmar se do Aeroporto CDG eu pego o TGV para Avignon Centre, direto? Chego em Paris às 8:30hs e pretendo partir direto para Avignon.
    Obrigada.

  8. Miriam disse:

    Oi Lina…
    Vou a Paris em maio agora. Estamos com dificuldade de comprar passagens de trem para Avignon pela internet, você poderia nos orientar?
    Como faço para despachar as malas?
    BJOS

    • Lina disse:

      Miriam
      Muitos não conseguem efetuar a compra por internet. Já contatei a sncf e eles não sabem explicar o problema. O que tenho sugerido é entrar em contato com o Rodrigo, nosso parceiro para serviços de conciergerie em Paris. Ele compra para você as passagens e quando chegar em Paris ele te entrega no hotel. Email:rodrigo.lavalle@conexaoparis.com.br

  9. Nina Semenoff disse:

    Lina, é muito interessante seu post sobre “viajar de mãos vazias”, tenho apenas uma pergunta: vou viajar com 2 amigas e pensamos em adquirir aqui no Brasil o “Eurailpass” é possivel com este passe também despachar as malas?? Obrigada antecipadamente pela sua resposta. Nina

  10. Vera Maria Guimarães disse:

    Oi,Lina!
    Vou viajar de Paris para Londres de trem e comprei a passagem pela internet..
    Tenho que substituir o bilhete eletrônico por outro? Como faço?
    Obrigada!
    Verinha

    • Lina disse:

      Vera
      Se você comprou o e-ticket, a passagem eletrônica, não precisa substituir.
      Se tem somente o comprovante da compra de passagem normal, tem que ir ao guichê da estação e trocar pela passagem.

  11. Cristine disse:

    Não sabia desta vantagem da SNCF. Obrigada pela dica. costumo viajar de trem pois acho ótimo, pratico e rápido. Sempre fico na duvida da bagagem e as vezes nem curto a viagem pensando nelas… um estresse a menos agora!!

  12. Sofia HSC disse:

    Oi Lina,

    Estou indo para Paris dia 15/11, de lá irei para Amsterdam passar uns dias com meu filho. Estamos eu e meu marido e com duas malas médias. Fiquei preocupada de ir de trem por causa de ter que andar muito carregando estas malas, e depois ainda com roubos dentro do trem. O que vc me aconselha? Alugo um carro ou vou de trem mesmo? Obrigada.

  13. andreia disse:

    vou viajar de aviao ate franca no sul aonde posso me dirijir para me levar o meu carro com as bagagem para la..obrigada

  14. conexaoparis disse:

    Monica. N
    Não sei te dizer. Saindo da Italia, não sei se a empresa italiana oferece este serviço.

  15. Monica Lamonato disse:

    Oi Lina
    Vc sabe se esse serviço se aplica ao trem que vem de Veneza para Paris??

    grata
    Monica

  16. conexaoparis disse:

    Regina
    Espero que seja ótimo porque também estarei por lá.
    Estou pensando em me vestir com calças, camisas de manga comprida, uma blusa de lã na bolsa.
    Tomara que seja assim.
    Senão terei um trench na mala.

  17. regina disse:

    Lina, boa tarde
    Vc sabe como é o clima na Provence no início de outubro?
    Estou pensando em ir
    Obrigada

  18. suely disse:

    Fiz a viagem de Paris pra Londres e foi super tranquilo,tem lugar pra deixar as malas na frente do vagão.Como nós tinhamos 3 malas.amarramos uma na outra,o trem vai direto ,sem paradas,então foi sem problemas.

  19. Carol disse:

    Ok. Muito obrigada.

  20. conexaoparis disse:

    Carol
    Para o Eurostar também.

  21. Carol disse:

    Olá Lina,

    Estas restrições de bagagem e o local para transportá-las também se aplicam ao Eurostar?

    Farei a viagem de Paris para Londres em dezembro e o seu post sobre a viagem de trem me chamou atenção.

    Obrigada e parabéns pelo blog!

    Carol

  22. Gustavo Senges disse:

    Cristiana,
    Obrigado pelas dicas. Costumo acompanhar o excelente Conexão, mas nunca havia lido nada a respeito dos roubos nos trens.. Nessa próxima, levarei minha corrente de bicicleta com segredo!
    Boa viagem para você tb.

  23. Heloisa disse:

    Lina,
    Muito obrigada.
    Você disse que estará na Provence em setembro. É para lá que estarei indo, antes de Paris. Ficarei 10 dias por lá. Quem sabe nos cruzamos?
    Beijos.

  24. conexaoparis disse:

    Heloisa
    Com toda a certeza. Lembre-se que eles pegam as malas onde estiver hospedada. Retire seus bilhetes antes do dia da viagem.

  25. Cristiana disse:

    Gustavo
    A dica da corrente de bicicleta já foi até dada por outro leitor em outro post. Achei ótima e providencial. Nunca havia pensado que seria necessário uma coisa dessas. Mas, hoje em dia, tudo o que pudermos fazer para nos proteger dessas situações é válido, não? Vai ser a minha primeira vez na Europa e todas as minhas viagens estão programadas de trem. Esperemos que não aconteça conosco. Algumas dicas já foram passadas no post “Informações úteis para quem viaja de trem na França” de 30/06/09. Dá uma olhada.
    http://www.conexaoparis.com.br/2009/06/30/informacoes-uteis-para-quem-viaja-de-trem-na-franca/
    Um abraço e boa viagem.

  26. Gustavo Senges disse:

    Cara Lina,
    Dentre todas as informações sobre despachar as malas, a que mais me chamou atenção foi sua menção aos “roubos frequentes”. Como assim? Já viajei algumas vezes de trem e nunca me preocupei com isso. Irei agora em outubro e você nos fez um importante alerta. Está “assim”?!? Pois, pensei em levar uma corrente de bicicleta com segredo! É sério. Se alguém puder postar algo sobre isso, ficarei grato. Obrigado.

  27. Cláudia Oiticica disse:

    Lina, vi uma leitora aqui no blog comentando sobre isso e você rapidademente cria um post explicando tudo. Muito bom!!
    Acho toda dica válida e como você mesma disse, nunca se sabe… É sempre bom conhecermos todos os serviços oferecidos para assim podermos tirar partido deles. Sempre viajo de carro, poucas vezes de trem, mas em julho, deixei o carro em Marseille e voltei para Paris de TGV e toda vez que pensava em comprar alguma coisa um pouco maior, me lembrava que seria difícil transportá-la no trem e desistia.Se soubesse, poderia ter usado esse serviço da SNCF,muito prático.

  28. Heloisa disse:

    Oi, Lina,
    Sou a pessoa que lhe perguntou, outro dia, a respeito desse serviço de malas. Já lhe agradeci, na ocasião, por meio de um comentário.
    Acontece o seguinte: fiquei preocupada com a possibilidade de não encontrar as passagens no horário em que pretendia, e resolvi comprá-las pela internet. Como você disse, o serviço de malas deve ser pedido junto com a compra das passagens. Só que, na compra pela internet, não há essa opção. Você sabe se é possível pedir o serviço quando da retirada do bilhete, na estação?
    Muito obrigada.
    Beijo.

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.