Para quem ainda não foi apresentado ao ilustre Steak Tartare, trata-se de uma iguaria que pode chocar à primeira vista: carne de vaca crua,  cortada em micro pedacinhos,  cebolas e salsas picadas bem pequenas, pimenta do reino e sal. Tudo isso, recebe um ovo cru e azeite de oliva para dar a liga. Alguns já vêm à mesa com todos os ingredientes misturados. Mas em algumas casas, é o cliente quem deve fazer o serviço.

O clássico tartare de boi. Foto de Leon Brocard

Para acentuar o sabor, molho inglês ou tabasco. Para acompanhar, batatas fritas. Et voilá!

No passado, a receita clássica do tartare usava carne de cavalo, menos gorda e mais fina do que a carne de boi. Mas hoje a receita geralmente é feita com a carne de boi, culturalmente mais bem aceita. Os famosos açougues de carne de cavalo, muito comuns da cidade, foram aos poucos fechando as portas – restam apenas algumas dezenas deles.

Deixe de lado o preconceito e aproveite a viagem a Paris para experimentar. Mas atenção: o tartare de boi só deve ser pedido em lugares onde você tem certeza da origem da carne e da higiene do restaurante.  Portanto, seguem abaixo algumas dicas para você se deliciar sem medo:

  • Beef Club: novo restaurante de carnes em Paris, serve steak tartare cortado na ponta da faca. Clique aqui para reservar uma mesa no Beef Club. 58 rue Jean Jacques Rousseau, 75001.
Steak Tartare

O steak tartare com fritas do Beef Club

  • Brasserie Castiglione: o tarare é um hit do lugar | 23 euros. 235 rue Saint-Honoré, 75001.
  • [ESSE RESTAURANTE NÃO EXISTE MAIS] Pinxo: esse lindo restaurante, no 1˚ arrondissement, serve o tartare cortado na ponta da faca acompanhado de foie gras | 24 euros, o prato; ou 9 euros a porção degustação.
  • La Closerie des Lilas: este antigo restaurante é um clássico da região de Montparnasse, frequentado por Joyce, Hemingway e seus amigos da década de 20. E o steak tartare é um clássico do menu | 21,50 euros. Clique aqui para reservar uma mesa no La Closerie des Lilas. 171 boulevard du Montparnasse, 75006.

E para quem quer experimentar o tartare de carne de cavalo, reserve já um mesa no bistrô Le Verre Volé.

Alguém tem mais alguma recomendação de bons steak tartares em Paris?

Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:

 Obs.: Este post foi publicado pela primeira vez em 2008. Republicamos hoje com as informações e fotos atualizadas e complementares.


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris