A pirâmide do museu do Louvre

A pirâmide do Louvre é um projeto do arquiteto sino-americano Ming Pei. Inaugurada em 1988,  está situada na praça central do museu, a Cour Napoléon, e funciona como entrada principal.

A Pirâmide do Louvre, entrada principal do museu

A Pirâmide do Louvre, entrada principal do museu. Foto de Armando Reques no Flickr

A construção deste edifício provocou um grande debate. O argumento da turma do contra era que esta forma futurista, com um estilo internacional, estava fora do contexto clássico do museu. A turma a favor considerava que o choque entre o contemporâneo e o clássico era interessante.

A contraste entre o velho e o novo.

A contraste entre o velho e o novo. Foto de Gabriel Villena no Flickr

Nós dizemos a pirâmide, na realidade são cinco pirâmides. A grande central, três menores nas laterais e nas costas da central e a quinta, a chamada pirâmide invertida, que se encontra no interior do Carrousel du Louvre.

Duas das cinco pirâmides de vidro do Louvre

Duas das cinco pirâmides de vidro do Louvre.
Foto de Julio Fraire no Flickr

A grande pirâmide é uma estrutura de vidro e metal, medindo 20,6 m de altura sobre uma base quadrada de 35 metros cada lado. Ela possui 603 losangos e 70 triângulos de vidro. Um mito diz que o número de placas de vidro da pirâmide é exatamente 666, número associado a satã. Este mito reapareceu quando Dan Brown confirmou esta informação no Da Vinci Code. Na realidade a pirâmide possui 673 placas, de acordo com informações oficiais do museu.

Eu fui durante oito anos aluna da escola de história da arte do museu. Durante todos estes anos eu a admirei como se estivesse vendo-a pela primeira vez. Uma construção perfeita. Maravilhosa do exterior ou do interior.

Um detalhe divertido, limpar os paineis de vidro é uma história complicada. São alpinistas que se encarregam desta tarefa altamente escorregadia.

O Essencial do Museu do LouvreConheça também nosso guia o Essencial do Museu do Louvre, escrito pela arte-educadora Patricia Camargo. Este pequeno guia irá guiá-lo pelas principais obras do museu, de forma lúdica e acessível. À venda na nossa lojinha.

 

 

 

Leia também:

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

55 pitacos, participe desta conversa

  1. Sara disse:

    Logo que se entra na Piramide, observa-se uma escultura de uma pessoa que parece que está coberta e amarrada, bem ao meio da pirâmide. Procurei na internet e não encontrei informações sobre ela, vc sabe me dizer algo?
    Obrigada

  2. Rosi disse:

    Muito obrigada Rodrigo!

  3. Rosi disse:

    Lina
    Boa noite!
    Mais uma vez parabéns pelo seu blog. Eu o adoro. Visito sempre! Ela já me ajudou muito, obrigada.
    Gostaria de saber se a piramide do louvre fica acesa todas as noites?
    Desde já agradeço a informação
    Rosi

  4. ta disse:

    Nossa gostei das fotos e gostaria de ir um dia a Paris, prestigiar essa obra !

  5. […] Fontes: Pirâmide do Louvre Museu do Louvre La Pyramide Inversée Structurae UFSC – Arquitetura Enterrada Conexão Paris […]

  6. Danilo Alvarez disse:

    O que eu sei é que atualmente é um robô que limpa os vidro semanalmente , e não alpinistas …

  7. Wikichase disse:

    que coisa linda ne gente

  8. Luciano disse:

    Ola Lina,
    gostaria de ficar mais tempo em Paris, ano que vem, 2011. Pelo menos de dois a tres meses. Que boas dicas vc me daria para cursos teoricos ou praticos, rapidos, no Louvre ou outros museus? No Louvre seria um curso como ouvinte, qto custaria mensalmente? Vc conhece cursos rapidos de frances para estrangeiros?
    Sou funcionario publico da Fundacao Cultural de Curitiba e com bacharelado em escultura e especializacao em Historia da Arte na Escola de Musica e Belas Artes do Parana. Meu frances e basico pretendo melhora-lo fazendo curso ai.
    Vc teria dicas para hospedagem para dois a tres meses, razoavelmente baratos?
    Obrigado pela atencao
    fico no aguardo de uma resposta.
    abraco

    • conexaoparis disse:

      luciana
      No Louvre os cursos são programados com antecedência e as matrículas também.
      Te aconselho inscrição nas visitas guiadas do museu. São verdadeiras aulas diante das obras.
      Olhe também o site da Sorbonne. Eles oferecem cursos variados. Entre eles, história da Arte.
      Em quase todos os museus você pode ter visita guiada.

  9. cassia disse:

    Ola Suzane, para tirar foto vc não precisa pagar. A entrada é livre. Até algumas partes internas do Louvre é free. Somente depois, onde tem as obras famosas q vc deverá desembolsar 9 euros. Mas acho válido… afinal o Louvre é maravilhoso!!

  10. Suzane disse:

    Bom dia!
    Preciso entender uma coisa: para tirar foto junto às pirâmides, é preciso pagar?
    Gostaria apenas de ir ao Museu do Louvre contemplar e fotografar a arquitetura das piramides, mas não tenho planos de comprar o ingresso do Museu. Posso realizar essa empreitada?
    Bjs

  11. Cibele disse:

    Gostaria de saber se é verdade que professor de ensino médio aqui no Brasil se apresentar a carteira do MEC e contracheque não paga a entrada no meuseu do Louvre? Como posso me certificar dessa informação?E estudante de curso superior?

  12. carolina disse:

    bem embaixo das duas piramides a um segredo a maria madalena esta enterrada debaixo das piramides eu ja fui ai e teve uma escursao e vi o corpo dela !

  13. sara disse:

    queria tanto conhecer…buabuabua

  14. Roger do 1°b disse:

    essa foto me ajudou muito para min fazer meu trabalho ok……..

  15. Rogerio souza cruz disse:

    Com toda certeza foi o melhor trabalho que realizei.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.