A pirâmide do Louvre é um projeto do arquiteto sino-americano I. M. Pei. Inaugurada em 1988, está situada na praça central do museu, a Cour Napoléon, e funciona como entrada principal.

A Pirâmide do Louvre, entrada principal do museu

A Pirâmide do Louvre, entrada principal do museu. Foto de Armando Reques no Flickr

A construção deste edifício provocou um grande debate. O argumento da turma do contra era que esta forma futurista, com um estilo internacional, estava fora do contexto clássico do museu. A turma a favor considerava que o choque entre o contemporâneo e o clássico era interessante.

A contraste entre o velho e o novo.

A contraste entre o velho e o novo. Foto de Gabriel Villena no Flickr

Nós dizemos sim a pirâmide, na realidade são cinco pirâmides. A grande central, três menores nas laterais e nas costas da central e a quinta, a chamada pirâmide invertida, que se encontra no interior do Carrousel du Louvre.

Duas das cinco pirâmides de vidro do Louvre

Duas das cinco pirâmides de vidro do Louvre.
Foto de Julio Fraire no Flickr

A grande pirâmide é uma estrutura de vidro e metal, medindo 20,6 m de altura sobre uma base quadrada de 35 metros de lado. Ela possui 603 losangos e 70 triângulos de vidro. Um mito diz que o número de placas de vidro da pirâmide é exatamente 666, número associado a satã. Este mito reapareceu quando Dan Brown confirmou esta informação no Da Vinci Code. Na realidade a pirâmide possui 673 placas, de acordo com informações oficiais do museu.

Eu fui durante oito anos aluna da escola de história da arte do museu. Durante todos estes anos eu a admirei como se estivesse vendo-a pela primeira vez. Uma construção perfeita. Maravilhosa do exterior ou do interior.

Um detalhe divertido, limpar os paineis de vidro é uma história complicada. São alpinistas que se encarregam desta tarefa altamente escorregadia.

Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.

Leia também:


O Essencial do Museu do Louvre

Conheça também nosso guia O Essencial do Museu do Louvre. Escrito pela arte-educadora Patricia Camargo e ideal para quem pretende visitar o Louvre pela primeira vez, este pequeno guia apresenta as principais obras do Louvre e explica a importância de cada uma delas. À venda no site hotMart.

 

 


Conheça os apartamentos para alugar perto do Louvre da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris