Le Procope, um dos restaurantes mais antigos de Paris. Situado na rue de l’Ancienne Comédie quase na esquina do boulevard Saint Germain e da praça Odeon.
Fundado em 1686 por um italiano, Francesco Procópio, este restaurante esteve no centro dos acontecimentos do período revolucionário. Recebeu na sua mesa grandes nomes e parece que Napoleão deixava seu chapéu como garantia e saia do restaurante em busca de dinheiro para pagar a conta. Esta informação foi o querido leitor e fotógrafo amador Sérgio T. Gonçalves que me passou.
O restaurante tem uma saida dando para a Cour du Commerce e eu adoro estas ruelas tão características da região do Odeon.
Ele andava meio decadente, os parisienses tinha esquecido da sua existência. Mas de uns tempos para cá ele foi inteiramente renovado, houve uma troca de chefe e estamos de novo ouvindo falar do Le Procope. Um restaurante honesto com uma cozinha típica de brasserie. Meu prato preferido a epaule d’agneu, uma parte do carneiro que corresponde ao ombro. Os pratos principais variam entre 18 e 26 euros.
As reservas podem ser feitas no site do restaurante www.procope.com
Le Procope: 13 rue de l’Ancienne Comédie – 75006 Paris – Metrô Odeon.
Todas as fotos, menos a do interior do restaurante, são de Sérgio T. Gonçalves.




Estive la ha alguns anos e experimentei a famosa sopa de cebola que tinham recomendado e era uma delicia mesmo. Fui inventar e pedir uns camaroes e estava muito ruim. Tambem resolvi pedir um suco de laranja, o garcom perguntou se eu queria agua , eu disse nao, obrigado. Ele trouxe uma taca com 1 laranja expremida no fundo. Ou seja, na Franca faca como os franceses, beba vinho.
Os banheiros são lindos.
A Expressão “Dar o chapeu” Surgiu pq o Napoleão, deu varios no restaurante!!! é Verdade!!! Ele Morreu sem pagar todas as Dividas e o Restaurante até hoje tem Chapeus do Bonaparte!!!
ESTIVE EM PARIS AGORA EM JUNHO E FOMOS JANTAR NO LE PROCOPE. REALMENTE E UM LOCAL MUITO BONITO, AGRADÁVEL, EXCELENTE ATENDIMENTO, TOMAMOS UM VINHO DA CASA QUE ESTAVA EXTRAORDINÀRIO E PARA ENCERRAR COMEMOS UM CREME BRULEE CUJA DELICADEZA E SABOR SAO INESQUECÌVEIS. INDO A PARIS NAO SE PODE DEIXAR DE PASSAR POR LA E FICAR A VER A VIDA PASSAR, VALE A PENA!!!!!!!!!!!
Seguimos a dica e depois de varias idas a essa cidade jantamos no Le Procope.Excelente atendimento,nem fizemos reserva foi dia 27 de abril semana passada,pedi de entrada a duBarry(la pauvre) aseguir o epaule d*agneau,que estava muito bom, e meu marido escolheu um vinho muito honesto,comme dessert o creme brulee estava na medida.Acho que deram realmente um up-grade na cuisine,e por tudo que representa,em termos de historia e cultura,valeu e muito .Depois fomos assistir ao novo filme do Daniel Auteil,La fille du puisatier,no UCG Odeon…cenarios lindos e tema levinho,pra terminar a noite,foi um programa muito legal.Eu recomendo.
Beth
Estou com voce,rsrs…
nossa Lucia que aula, muuuuiito legal!!!!!!
Amei!!!!!
Amigos
O restaurante mais antigo de Paris eu não sei qual é…
Mas se for para ir lá hoje em dia, eu prefiro o restaurante mais antigo que sirva uma boa comida HOJE!
Por exemplo, o Le grand Véfour, risos.
Essa discussão vai longe!
Abs. para todos.
Lina
Só para constar,no site desse restaurante diz que foi fundado em 1680,e se intitula o mais antigo de Paris,e que seu nome “A La Petite Chaise” se origina de um frances antigo que quer dizer “A Pequena casa.”.Mas certamente deve haver outros tão antigos quanto esse.
LuciaC
Adorei!
Bjs.
Eu acho que o João está enganado, Lina.
Do Auberge Nicolas Flamel diz-se ser a casa mais antiga. de Paris.
Tornou-se um restaurante, mas não foi constuida para tal nem era na época. (1300/1400 ?)
Nicolas Flamel foi o financiador da Saint Jacques de La Boucherie, a Igreja da Tour Saint Jacques.. Financiou a construçao de hospitais,, não sei quantas capelas e algumas igrejas e albergues onde abrigava e alimentava os pobres.
Era ele o Alquimista, que diziam ter encontrado a pedra filosofal e sabia da transmutação…. talvez para justificar suas riquesas.
Ele e sua mulher Perenelle (poderosa) moravam na rua que hoje leva seu nome,.pertinho da Tour.
Aliás eu também já li não sei onde que o restaurante mais antigo é o ” A La Petite Chaise”.na rue de Grenelle. Devo ter foto…
Não adianta procurar a cadeirinha pois chaise é corruptela de casa em frances antigo..
O “Le Procope” veio depois. Não muito depois, acho que 5 ou 6 anos.
Favor me avisar se eu estiver errada, Cultura tipo PlimPlim,. tipo você sabia? Serve de nada…
LuciaC
Mas amiga, você não deve estar errada. E se estiver, não tem nenhuma importância. De uma maneira geral as informações devem ser absolutamente seguras. Mas aqui estamos em um campo onde uma certa opacidade não causa mal à ninguém.
O Procope vale mais pela fama do que pela qualidade…
É um local para sentar, tomar um drink, olhar em volta e sair para comer em outro lugar…
Sinto informar que a verdade é outra : o mais antigo de Paris é o Albergue Flammel do seculo IVX
João
Que informação interessant!. Não precisa ficar constrangido, toda informação é bem vinda. Agora sabemos então que o mais antigo restaurante de Paris se chama Albergue Flammel.
restaurante mais antigo de paris e o AlbergueFlammel do seculo IXV.
Já fui ao Proc ope e amei…….comi um pato com cereja, maravilhoso……Marlene Nazari
Sem dúvida ir a Paris, e não ir jantar ao Procope, não faz sentido, seguido de um espetaculo no Moulin Rouge.
em 2007 estive lá, agora vou voltar em Abril, e com certeza que lá jantarei… Bom restaurante
Daniela
Eu também não gosto do Le Procope, risos.
Sinceramente. Este bistrô é um horror (digo pela culinária mesmo). Talvez, em idos dos anos de 1600 e 1700, a comida até pudesse ser boa; hoje, garanto: é péssima.
Esqueci de mencionar que cheguei sem reserva e e que estava vestida de forma despojada, shorts, blusa, sapatilha. Tomei um vinho rosé da Provence delicioso por EUR. 3 a taça.
Oi Lina,
Estava passeando hoje pela região e quando vi o restaurante, lembrei do Conexão Paris e parei para almoçar. Gostei bastante. O preço fixo para o almoço foi de EUR. 18,90 (entrada + prato ou prato + sobremesa). Pedi uma salada e uma truta que estava absolutamente divina. Bom custo benefício.
Marcelo
O Procope nã exige formalidades. Podem ir com roupas confortáveis de turistas.
Mas, na rue des Grands Augustins, o restaurante que você não deve perder se chama KGB. Procure artigo no blog, usando a ferramenta e procura e a palavra KGB.
Lina,
Estarei em Paris no início de fevereiro/2010 com esposa, um filho maior e meus pais. Alugamos um apto na Rue des Grands Augustins e gostaríamos de conhecer o Le Procope que fica a alguns passos. Gostaríamos de saber se podemos ir mais despojados ou se o ambiente requer uma maior formalidade no vestir. E é necessário fazer reserva com antecedência?
Obrigado.
Adorei Le procopio
Tivemos no Le Procopio a dois anos atras, simplismente maravilhoso.
Tomamos um Borgonha rose divino em plena tarde, como fosse um sonho. Sem pensar no mundo girando, tudo acontecendo.
Até hoje lembramos saudaosos daqueles momentos.
Já fui ao Le Procope e adorei.
Gostei de tudo: da comida, do lugar…os salões do segundo andar são maravilhosos!
Imperdível também pela sua história.
Eu sempre o recomendo aos amigos que vão a Paris.
O restaurante é um charme e apesar de estar todo renovado
não perdeu nada … continua com as peças de época que
recontam a história da “cidade luz”!!!
Se for com crianças além do entrecôte o menu oferece um hamburguer delicioso.
Merci Maria Lina
Descobri esta ruela, por acaso, na minha última viagem. Digamos que esta viagem foi mais de ruelas e menos de grandes avenidas. Adorei!
Para quem gosta de artigos de papelaria no final da ruela, já na parte coberta, lááá no fundo da foto, tem uma lojinha muito, muito legal! Os precinhos são um tanto quanto salgados (pelo menos pro escorpião que vive no meu bolso) mas deu pra comprar umas coisinhas.
Mara,
Não sei quanto está agora, mas deve ser algo na faixa de 2,000 euros.
Acho que este blog já falou muito sobre acessórios. E depende do seu estilo de acessórios. Além das tradicionais Printemps, Bon Marche, há milhões de lojinhas, second hand, feiras, muitas escolhas.
Claudia K
Esta 255 voce sabe o preço?
O que voce indica para ver de interessante sobre acessorios em PARIS?
Seria legal uma matéria sobre os acessórios na vida das francesas. Lenços com todos os nós (não falo somente dos Hermès), pérolas que nunca foram aposentadas, combinações incríveis (All Star + pérolas + pliage), etc etc.
2.55 é aquela bolsa da Chanel, matelassê e corrente
no google tem várias imagens
No Brasil, ela foi vedete na Rio e SP fashion week
A Carla Bruni tem desfilado com ela com frequência.
Na última Point de Vue, tem uma matéria só sobre a 2.55
Carolina
Assim de imediato não conheço nenhum. Se souber te falo.
Claudia K
Me explica o 2.55. Que código é este?
Parece que a 2.55 está de volta com a carga total.
Você já fez alguma matéria sobre?
Sugiro também uma matéria sobre o que as francesas lêem (Vogue, Point de Vue, Madame Figaro, etc).
Acabei de chegar de Paris.
As meninas com Repetto ou ballerinas genéricas e bolsinha da Longchamp.
Adorei.
Excelentes dicas!
Tudo anotado.
Uso o moedor da Peugeot, mas prefiro os manuais, com corpo de madeira. Acho-os mais bonitos para ir à mesa.
Quando estive em Paris em julho/2007 um amigo residente na cidade comentou que o Le Procope já teve seus dias de gloria, refiro-me a cuisine e não ao local.
Já estive lá no Le Procope há muitos anos, na primeira vez em que fui a Paris e gostei muito! Da próxima vez que voltar, vou de novo, sem dúvida!
oi lina! que coincidência – hoje, lá no blog falo do… napoleão e sua vestimenta característica! deixar o chapéu como garantia é incrível, né? o procope andava meio esquecido, o que parece ter sido consertado… mt bom, pois a história é contada por estes lugares de paris… bjs!!!
Maria,
buscando blogs sobre brasileiros vivendo em Paris, acabei chegando a você. Parabéns pelas excelentes e úteis dicas, sobretudo para quem acabou de chegar, como eu.
Aproveitando seus conhecimentos locais, tenho uma perguntinha para fazer: você saberia indicar um bom curso de moda e costura e outro de decoração?
Obrigada,
Carolina
Mais um restaurante para nos tentar