foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é fria. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes a primavera e o outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro, novembro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.

Ola Lina,
Seu blog é lindo, amei mesmo, parabéns!!
Estou programando pra ir a Paris ano que vem em maio e você poderia me recomendar algumas livrarias e antiquários??
Obrigada Florzinha ‘–’
Iremos a Paris dia 12/09/2013 pela segunda vez.Gostaria de saber a previsao da temperatura e a incidencia de chuvas nesta época.
Muito obrigada
Olá! Tenho lido sobre a duração do sol em outubro (vou na primeira quinzena) ser, em média, de 4 horas. Isso significa só a incidência do sol ou também em claridade? Obrigado!
Rodrigo
Onde você leu esta informação?
http://www.ephemeride.com/calendrier/solaire/19/?
Veja o site acima. No dia 1 de outubro 2013 o sol aparecerá à 8 vai-se embora às 19.30h
MUITO LEGAL SEU BLOG!
PRETENDEMOS IR A PARIS NO MÊS DE ABRIL,
E SEGUIR LONDRES E ROMA. FAZER ESTE ROTEIRO EM 15 DIAS.
QUEREMOS CAMINHAR, TIRAR LINDAS FOTOS.
ESTAMOS EM UMA DÚVIDA REFERENTE A DATA DA VIAGEM (MÊS). GOSTO MUITO DE ROUPAS DIFERENTES E QUERO COMPRAR ROUPAS DE MEIA ESTAÇÃO.
Michele
Se puder, avance sua viagem. Venha em maio. Mês normalmente com temperaturas agradáveis. Os jardins já estão floridos, Paris fica linda nesta época.
Olá Lina, estou indo a Paris em 15 de Julho, o hotel que vou ficar só possui aquecedor e não tem ar condicionado, fico com receio de não conseguir dormir a noite, faz calor a noite nos verões de Paris?
Obrigada!
Alessandra
Vou te dizer algo que achará estranho. Nunca sentir muito calor em Paris. Sinto até falta desta sensação de calor insuportável. Pode vir tranquila, mesmo sem ar condicionado.
Olá Lina!!Preciso de mais uma informação sua. Estou embarcando para Paris dia 21.05 (terça-feira) e ficarei até dia 28.05.Gostaria de saber como está a temperatura neste mês de maio, muito frio??Muito Obrigada pela sua ajuda, está sendo fundamental!!
Débora
Está frio. Para quinta a previsão é mínina 8° e máxima 14°.
Olá,
É a primeira vez que vou à Europa,no mês de agosto, pretendo conhecer Portugal, Italia, França, polonia, Austria, e mais alguns paises, devo levar algum agasalho por grantia ou não?
Luiz
Já senti frio em Paris no mês de agosto. Coloque suéter na mala.
Ola boa noite.
Gostaria de saber se em dezembro chove muito em Paris ou se é muito frio?Estou pensando em ir pra la no final do ano .
Obrigado
Thiago
Dezembro é frio porque é inverno. Chove e neva!
Pretendo viajar só, já fui mas passei somente um dia… gostaria que me desce dicas e roteiros bacanas, deste vez pretendo passar 6 dias. Hum… entre setembro a novembro, qual é o melhor mês. gosto do frio, mas nem tanto. Obrigada.
Semia
Prefira setembro.
Roteiros: leia abaixo.
http://www.conexaoparis.com.br/2008/05/07/paris-em-4-dias-primeiro-dia/
Estou tendo muita dificuldade de aproveitar minha ida a Lyon em agosto e fazer um circo rápido ou conhecer o instituto Paul Boucuse já entrei no site dele porém Nao deu certo vc pode me ajudar???
Patricia
Você entra em contato com o Institut aqui.
http://www.institutpaulbocuse.com/fr/cuisine/contact-formulaire
Olá, Lina. Nossa super gentil você com o seu blog. Eu pretendo ir a primeira vez em Paris agora no final de maior e inicio de junho. É muito frio? E estou pensando de alugar uma apartamento, qual seria o local legal, próximo dos pontos turísticos, e seguro, gosto muito de andar então não tem problema se der para ir andando para alguns pontos. Ah, uma última pergunta, me falaram que os franceses não são tão gentis com as pessoas que não falam o francês, isso é verdade? Eu só falo o português, e meu francês é fraco. Muito obrigada
Vanessa
Os franceses são gentis se somos educados. Diga sempre bonjour (bom dia) antes de qualquer pergunta. Este é o segredo.
Maio e junho são meses excelentes. Nem quentes demais, nem frios demais. Hospede-se em Saint Germain (75006) ou perto do Louvre (75001). Poderá conhecer Paris a pé se ficar em um destes pontos.
Oi Lina, gostei muitíssimo ler seu blog, eu acabei de me formar na faculdade, e decidi fazer minha primeira viagem para fora do país, faculdade de medicina me consumiu muito esses anos, e decidi que em fevereiro quero ir conhecer a Europa pois terei 15 dias para conhecer! É uma época boa de clima?
Kayth
Fevereiro é inverno. Muito frio. Se você gostar de frio, tudo bem.
Lina, vou a Paris na primeira semana de setembro , ainda é frio?
Christiano
Setembro estamos no final do verão. Julho e Agosto são os meses do alto verão. Setembro está mais fresco, com suéter e trench coat.
Primeiramente parabéns pelo seu blog!
Gostaria de uma dica qual os meses com o clima mais quente em Paris,como também se os pontos turístico estão abertos? O metrô fica próximo ao aeroporto? Gostaria de ficar próximo torre eiffel e Av. Champs-Élysée os hotéis nessas proximidades tem um gusto maior?
Att.
Eduardo Pamplona
Ola Eduardo, os meses mais quentes são julho e agosto. Pode-se fazer muito calor, o que torna os dias menos agradáveis do que a primavera e o outono. Mas são também os meses mais cheios, com muitos turistas. Sim os pontos turisticos estão todos abetos. Os aeroportos ficam longe do centro, mas são servidos por trem / metrô e ônibus. Sim, as regiões da Champs Elysees e da Torre Eiffel costumam ser mais caras.
Oi Lina, tudo bem? Estou planejando minha viagem para a Europa, Paris incluída, para as duas últimas semanas de agosto. É mesmo uma época boa? Em Paris fico 4 dias, não pretendo visitar muitos museus, nem teatros, essas coisas. Paris já deslumbrante por si só e pretendo andar por essa cidade o máximo que eu puder. Agosto é mesmo um bom mês? Quanto ao preço das coisas: hotéis, restaurantes, roupas, etc…. li que nessa época é tudo muito caro. Confere?
Adoro o seu site e venho sempre aqui. Um abraço, Lorena
Lorena Portela
Os parisienses saem de férias de verão em agosto. A época é agradável porque é verão. Mas a oferta cultural é pequena exatemente porque todos estão na praia. Neste mês, os hotéis abaixam os preços. Agosto é considerado baixa estação para os hotéis. Pelas mesmas razões.
Olá,gostei muito de suas dicas! Gostaria de saber 2 coisas,1° como é o clima no mes de maio em paris? 2 °não falo ingles,nem francês kkk só portugues,o q faço p me virar lá?Tem guia turistico? espero q me ajude!!! obrigada
Karen
Maio é primavera e a temperatura varia muito. Amanhecemos com blusas de lã e na parte da tarde esquenta um pouco.
Quase todos os turistas que aqui chegam não falam outras línguas. Não se preocupe com isso.
Nós indicamos excelentes guias. Leia este artigo:
http://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/parceiros-do-conexao-paris/guias/
Oi…Achei muito interessante sua dicas e etc.Estou pençando em ir a Paris em Março de 2013, oq você acha? Quro saber do clima tipo quente ou frio?Tbm peço que me diga qual o melhor hotel de lá que tenha um preço rasuavel.Obrigado pela sua atenção…Beijinhos.
))))
Lorena, março ainda faz frio, mas o clima já começa a ficar mais ameno. Sobre os hoteis, veja os hoteis que citamos na categoria dormir. Tem de todo tipo e preço.
nnnnnnnnnnnnnnnn
Oi, Lina.
Gostei muito de seu blog, parabéns.
Eu e meu marido pretendemos ir a Paris no próximo mês de abril, é a primeira vez. Gostaria de saber como é o clima nessa época? Vai dar para passear? O que vc sugere? Peço-lhe dicas de roupas, o que devemos levar? Queremos passar um mês, somos um casal, vc indica algum apartamento para ficarmos um mês, o valor aproximado é quanto? Dicas também para as refeições, com preço bom. Quanto devemos levar em euros? No aguardo. grata. bjs.
Socorro
Abril é a primavera mas ainda está frio. Não o frio do inverno, mas traga blusas de lá.camisas manga comprida, meias, trench coat e cachecol. Abril é um mês lindo e dá para andar a pé.
Olhe nas categoria no início do blog e clique em Lina Indica. Em seguida escolhar alugar apartamento. Verá as empresas que indico. São todas as duas de confiança.
Em seguida clique em comer e beber. Leia os artigos que publicamos.
No final se tiver dúvidas, contate.
oi lina
estou vendo a previsao de tempo e está chovendo muito.como ja disse vamos ficar do dia 23/11/12 ate 02/12/2012 e pelo que vi ficaremos dentro do hotel vendo a chuva passar .que roupa e o que podemos fazer para evitar a chuva.me fale alguma loja que venda roupa de frio infantil para o meu filho de 12 anos. me fale o preco do i phone 5
Gabriel
Mas ninguém deixa de passear e sair por causa da chuva. O metro funciona muito bem e Paris tem atrações “internas” suficientes para muitos meses. Não seja pessimista. Risos.
IPhone 5: publiquei artigo mas já me esqueci o preço. Em torno de 500 euros.
Roupas de frio: vá até a loja Uniqlo na rue Scribe ao lado da Opera Garnier. Roupas excelentes e preços baixos.
Oi Lina,estou indo para paris dia 23 de novembro e voltarei 2 de dezembro .eu sou de Manaus,Amazonas e as temperaturas daqui variam de 35 a 47 graus , queria saber se nesse período é muito frio. Eu vou levar uma roupa chamada segunda pele e um casaco de lã bem grosso.essa roupa protege do frio?e o que mais preciso levar?você sabe se o i phone 5 já esta vendendo ai e por quanto ?
Gabriel, você precisa de mais roupa. Veja aqui como se vestir para não passar frio no inverno em paris. Sim, o Iphone 5 já está sendo vendido.
Oi Lina, li alguns comentários e acho que vc. pode me ajudar.Quero ir à Paris ano q. vem e já decidi pelo verão ou outono, pois já passei 45 dias nos EEUU ,deu p/ visitar muitos lugares ,só q. tinha dias q. a neve (linda) atrapalhava pois não estou acostumada c/ tanto frio,moro no R Janeiro,magina!!!
Mas o problema é o seguinte eu quero ir sozinha,meu marido não anda de avião ,nem navio.Se eu for por minha conta ,sem uma pessoa junto corro grandes perigos.Tenho medo disso,o idioma ,eu sei muito pouco,mas me viro, sou bem desinibida!!!
No q. vc. puder me orientar ,agradeço. Obrigada!
Celise
Venha em setembro. Não tenha medo. Paris é segura e o único perigo é ter bolsa roubada no metro. Basta ficar atenta. Leia o blog. Leia sobre os roteiros que criamos.
http://www.conexaoparis.com.br/2008/05/07/paris-em-4-dias-primeiro-dia/
Leia as dicas culturais. E aos poucos você vai entender a cidade e organizar sua viagem. Quando tiver uma dúvida, contate.
Olá Lina gostei muito do seu blog, gostaria de saber se um brasileiro vai ter dificuldade para se virar em Paris só falando o Portugues e um pouquinho de Espanhol.
Rita
Só português e espanhol não será possível. Mas com um sorriso, gestos, mímicas, papéis com palavras ou endereços anotados você vai se virar. Como quase todos os turistas que aqui chegam.
Olá, estou programando minha lua de mel para o dia 21 de julho, gostaria de saber o tempo, e o que é essa eurodisney que vi na internet. Também umas dicas do que fazer. Somos bem jovens e queremos curtir ao máximo esse momento mágico em nossas vidas! Obrigada
Thamires
Julho é verão. Paris é alegre no verão.
A eurodisney é a Disney francesa. Parque de diversões. Pertinho de Paris.
Leia o blog e vai encontrar muitas dicas.
Estarei em Paris de 22 a 27 de Março de 2013. Ainda é muito frio, ou poderei aproveitar, e andar melhor pela cidade? Obrigada!
Roberta
Ainda é frio. Mas mesmo assim poderá andar pela cidade. Basta ter roupas apropriadas.
Olá Lina, estarei em Paris em novembro 2012, e gostaria muito de ir visitar o Jardim de Giverny, tu sabes me informar se nesta época, frio, o jardim está bonito? Obrigada!
Camila
O jardim fecha todos os anos no final de outubro e abre somente na primavera.
Camila
Melhor conhecer Paris em março do que não conhecer. Não é? Março é ainda frio, mas como você é do sul saberá como enfrentar temperaturas mais baixas. Venha sim.