Como conseguir bolsas de estudo na Europa

Existe na Europa um excelente programa de incentivo e ajuda aos estudantes que desejam fazer um mestrado em países estrangeiros. Este programa, à partir de 2000, integrou uma ajuda à estudantes não europeus. O Brasil está incluído no Erasmus Mundus.

Primeiro passo, entrar no site e escolher um mestrado na área de interesse. Seguir os procedimentos para a candidatura. Os estudantes são escolhidos por concurso. Os vencedores ganharão uma bolsa de estudos em função do tempo necessário para cada mestrado.  Para vocês terem uma idéia, um mestrado de um ano tem direito à uma bolsa de 21.000 euros. Dois anos, 42.000 euros.

A mesma coisa é possível para universitários que já estejam fazendo mestrado no país de origem e que desejam efetuar uma estadia no exterior dentro de uma programa de pesquisa. A escolha é também uma seleção entre os nelhores. Para uma estadia de 3 meses a bolsa seria de 13.000 euros.

Erasmus Mundus

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Paris: regras de sobrevivência no metrô

Salle Pleyel: dicas de concertos

Medo de avião & música

101 pitacos, participe desta conversa

  1. seco fati disse:

    gostria de saber como conseguir bolsa de estudo para qualquer pais da europa sou bacharlato na Hist/geografia professor de geografia ja a 5 anos tenho 30 anos e o meu grande sonho é de ter um mestrado pelo menos em geografia

  2. Godinozi carlos maluza disse:

    Excelencias meus senhores eu sou filho de mae e pai separado pela morte mas desejo continuar com meus estudos no estrangeiro e eu sou estudante da unizambeze de ciencias agrarias do primeiro ano quero saber como posso ganhar essas oportunidades de ganhar uma bolsa me ajude por favor. Meu email:Godknowscarlos@gmail.com,contacto +258 820301503

  3. Godinozi carlos maluza disse:

    Excelencias meus senhores eu sou filho de mae e pai separado pela morte mas desejo continuar com meus estudos no estrangeiro e eu sou estudante da unizambeze de ciencias agrarias do primeiro ano quero saber como posso ganhar essas oportunidades me ajude por favor.

  4. maira gracieta simoes disse:

    Eu sou uma jovem moçambicana de 22 anos de idade cursante de enfesmagem geral tenho sonho d continuar cm os estudos no estrageiro mas meus pais sao separados e pobreqq . Peco ajuda a todo mundo

  5. Geraldo de Brito Duarte Lahade disse:

    ola! em primeiro lugar eu quero saber o que posso fazer para ganhar bolsa de estudo para inglaterra, eu ja fui eleito melhor, e varias vezes!

  6. Rãsman Virgílio Ubisse disse:

    Bom dia, gostaria obter informação sobre bolsas de estudo no meu e-mail, sou vocacionado em letras e ciências sociais e sonho em estudar sociologia.

  7. Justino Pedro Chilala Macuacua disse:

    Sou professor nomeado pelo Ministério de Educação em Moçambique, linceciado em contabilidade em 2010, tenho 32 anos de idade, professor no instituto industrial e comercial Eduardo Mondlane em Inhambane, venho por este meio solicitar uma bolsa para o mestrado em contabilidade , pois não tenho condições para financiar uma bolsa, e clarifico que apos a formação volto trabalhar no meio pais. aguardo.

  8. Gregorio Faustino disse:

    Chamo-me Gregorio Faustino, sou moçambicano, sou Enfermeiro hà 9 anos e estou preoocupado para continuar com os estudos licenciatura em enfermagem, em Franca mas nao tenho possibilidades, por isso venho por este meio solicitar a vossa gentileza a conceçao de Bolsa de estudo. ……(Je m’appelle Gregorio Faustino, 37 ans de l’âge, je suis mozambicain, je suis Infirmier depuis 2006, et je voudrai continuer le étude en graduation en infermage, mais je n’a ne pas des moine pour tel, donc, je viens pour cette moine solliciter votre bonté demander conception de bourse de étude. Affectueusement.
    Gregorio.

  9. Helena Cristina Carvalho Ferreira disse:

    Senhores, bom dia, sou maranhense, moro no Rio de Janeiro, sou Professora de Filosofia do Ensino Medio no municipio de São Gonçalo, ando um tanto desecantanda com meu país e com a educação, venho de uma realidade pobre, mas me formei em uma universidade Federal ( UFMA) e muito gostaria de ter a possibilidade de viver uma outra ética e dar seguimento nos meus estudos, careço de meios e orientação, sou solteira, tenho 35 anos, nao tenho filhos, gostaria de uma chance de continuar a abstrair sobre a Filosofia. helena ferreira.

  10. Afate Carlos Buanaissa disse:

    Normalmente antecipar é bom, sou estudante da universidade pedagogica, 2o ano do curso de ensino de filosofia, e antecipo o meu pedido para atribuicao de bolsa interna ou externa, para o mestrado no curso de filosofia da educacao.
    Meus contactos: 844697188. Ou pelo facebok: afate carlos buanaissa. Nampula/mocambique

  11. Afate Carlos Buanaissa disse:

    Normalmente antecipar é bom, sou estudante da universidade pedagogica, 2o ano do curso de ensino de filosofia, e antecipo o meu pedido para atribuicao de bolsa interna ou externa, para o mestrado no curso de filosofia da educacao.
    Meus contactos: 844697188. Ou pelo facebok: afate carlos buanaissa

  12. Agostinho Raul disse:

    Mais informacoes em Agostinho Raul. Ja fui professor voluntario por muitos anos, fiz os meus estudos em teologia em ingles e filosofia em portugues. Na instituicao onde fiz a teologia esta afiliada a universidade Urbaniana de Roma. Ja ensinei etica , filosofia, ingles nas escolas privadas. Sou padre.E trabalho numa organizacao de caridade. O meu plano e aumentar o nivel para puder ajudar os pobres e pessoas necessidadas. Abracos.

  13. Agostinho Raul disse:

    Sou Mozambicano e licenciado em filosofia na Univerisdade Sao Tomas de Mozambique ‘ Maputo. Peco bolsa de estudo para Mestrado no ano 2014. Este e o meu numero +258 82 53 94 49 7. A sua ajuda em mim ajudara muita gente .

  14. Elbert Costa Marques da Silva disse:

    Sou brasileiro, acadêmico em Artes Visuais e fazendo cursos e cozinha de arte no Atelier Gilberto Dias, um dos renomados ateliers nordestinos. E por estar na reta final da graduação, venho incluir-me no pedido de bolsas á Europa, assim terei oportunidade de expressar minha obras, desde quando estudarei no berço da ARTE.

  15. eurico felisberto nhassengo disse:

    Sou mocambicano, linceciado em engenharia ambiental,. Gostaria de ganhar uma bolsa de estudo para fazer mestrado no brasil ou em outro pais da america ou brasil numa das areas relacionadas com o meio ambiente .sou docente no instituto agrario de inhamussua na provincia de inhamabane. Leciono cadeira de ecologia. Estou a pedir ajuda, quero ajudar a salvar o planeta atraves da defesa do meio meio ambiente,o nucleo da vida na terra.

  16. Ruby Muinde disse:

    Sou mocambicano, licenciado e preocupado com o actual nivel de quadros no meu pais na area de formacao pesquisa, pelo que venho por este meio socilitar as entidade sensiveis e humanas uma bolsa de estudo para o mestrado para qualquer pais da europa.
    Celular: +258 82 576 1909 ou 258 86 1778049

  17. jesledi disse:

    desejo fazer o meu mestrado na europa o no estados unidos. como e o que devo fazer para conseguir.

  18. Augusto M'tambe disse:

    Fiz o curso médio de turismo, mas quero fazer o superior como em Portugal, França, e Inglaterra. Agora quero saber como consegui-la?

  19. Cardoso disse:

    Cardoso Machai, licenciado em ciências policiais, pretende um mestrado em Estudo dos fenómenos criminológicos.
    Paises de preferência Portugal, Brasil, Espanha e Uk.

  20. José Reginaldo disse:

    Moçambicano, mestre em educação/formação de formadores, graduado em psicologia e pedagogia, procuro bolsa de estudo para Doutoramento na modalidade de sanduiche nas áreas de educação e formação ou desenvolvimento. Países como preferência: Portugal, Brasil, Espanha e Itália

  21. Erasmo Luis Guiamba disse:

    Prezados Srs, eu sou o Erasmo Luis Guiamba de Mocambique fiz o nivel medio ja a muito tempo desde entao comecei a lutar em busca de uma opotunidade para continuar com os estudos com isso peco uma enorme ajuda em continuar os meus estudo fazendo licenciatura em contabilidade ou informatica.
    Contacto: +258 82 8130 579

  22. N'Cak Silva Morgado disse:

    O meu nome é N’Cak Silva Morgado, sou guineense e vivo na Guiné-Bissau, órfão de pai e mãe sou licenciado em Sociologia pela Universidade Lusófona da Guiné. Gostaria de conseguir uma bolsa de estudo para mestrado em qualquer país afim de poder dar a minha contribuição na minha terra. Um país com poucos quadros

  23. francisco cesar disse:

    olà sou francisco cesar , sou finalista no ingles gostaria de uma bolsa de estudo na Inglaterra para fazer o curso literatura de lingua englesa , minha familia e pobre, preciso da vossa ajuda , sou angolano vivo em luanda ,phone:928417908 obrigado

  24. Paulo Isaias Francisco Gimo disse:

    Sou moçambicano, natural da beira. Do momento to a viver em maputo. Tenho 22anx! Terminei a 12a classe em 2012. Sou orfa de pai. Minha familia é pobre, estudei com muitas dificuldades. Gostaria de nao parar de estudar. Com isto, to a pedir ajuda a quem pode mi conceder uma bolsa para um dos cursos de licenciatura em qualquer pais e qualquer curso de preferencias GEOLOGIA APLICADA, ENGENHARIA DE MINAS ou ENGENHARIA PETROLIFICA. Agradecia bastante. Meu email: paulogimo@gmail.com
    celular:258 822625393,
    258 861713136 ou ainda 258 846109124

  25. Mario Joao Filipe Damiao disse:

    Sou mocambicano e vivo em Quelimane. Sou licenciado em Ciencias Sociais, em Filosofia. Desde 2010 que terminei o meu curso nao consigo achar um emprego para sustento. Quero me formar numa area profissional num periodo de um ou dois anos. Fico agradecido atencipadamente pelo gesto

  26. Estevão nunis tavares disse:

    eu sou Estevão nunis tavares sou Angolano, vivo actualmente em Angola Luanda municipio de cacuaco
    venho por este meio comunicar pedir uma bolsa de estudo em qualquer parte em acharem melhor.
    eu preciso muito muito de me formar, eu quero estudar ser alguel no futuro, e o meu sonho me formar para dar contributo desse país que e Angola.
    eu sou filho de Carlos nunis tavares e da Albetina desoza maritins.
    sou filho de um pescador e cofeço que ele não tem com ajudar na minha formação eu preciso da vossa ajuda.
    O meu terminal e:925285061

  27. Nelson António Zidade disse:

    Sou Moçambicano, bacharelato em filosofia. Gostaria de fazer licenciatura ou mestrado na área de filosófia de educação ou politica. E não tenho meios para tal. Com isso procuro BOLSA de ESTUDO. E em caso de ser possível, eu estou preparado em fazer nas seguintes líguas: português (falo e escrevo), inglês (falo e escrevo) e francês (entendo e falo razoavelmente). Na questão de lugar pode ser em Moçambique ou em qualquer país onde se fala estas línguas que mensionei. Tambêm não tenho problema de aprender novas línguas, sou flexive nisto, desde de que seja no lugar onde se fala a língua.

  28. Cesar Chirrinze disse:

    sou mocambicano pretendo uma bolsa para fazer mestrado em comunicaco e extencao rural,por favor me ajudem, para sair da pobreza

  29. mariana disse:

    Oi,meu nome é mariana e tenho 12 anos,meu sonho é morar em londres ser uma empresaria,e gostaria de fazer intercambio em londres,mas meus pais não tem como pagar,estou muito triste por isso,e gostaria de saber se tem como eu ganhar uma bolsa de estudos em londres..alguem pode me ajudar?
    Obrigada Mariana…

  30. Madjer Margarida Borges Somar Joao Somar disse:

    ola eu sou Madjer curso medio em informatica meu sonho e ser um engenheiro informatico vivo em Mozambique na capital do norte NAMPULA mas as condicoes que eu vivo nao favorecem para realizar o tal sonho agradecia o favor de quem chegasse o meu pedido de uma bolsa de estudo ai na europa.

  31. sthefany alves de macedo disse:

    olá meu nome e Sthefany Alves de Macedo eu gostaria de ter uma oportunidade de estudar fora do brasil não sou uma das melhores aluna do mundo mais gostaria de ter uma bolsa 100% para estudar na escola juro que vou me dedicar aos estudos gostaria que me responde-se com urgência tenho 12 anos vou fazer 13 em fevereiro dia 11

  32. sanito maria olga jorge disse:

    sou mocambicano nascido em 1977. actualmente encontro me a exercer o cargo de director da escola secundaria 12 de Agosto de inhambane, na cidade de inhambane. sou formado em ensino de quimica pela universidade pedagogica( com o grau de licenciatura) desde 2005. meu sonho e fazer o mestrado nesta area ou em areas afins tais como gestao ambiental e processo de ensino em mocambique e em particular o de quimica. gostaria de obter uma bolsa nem que seja para dentro do meu pais para a concretizacao dos meus sonhos.
    agradecia a quem pudesse me ajudar.

  33. Pollyanna Machado disse:

    bom!! estou encerrando minha graduação em geografia e gostaria de saber como faço pra conseguir uma bolsa de mestrado na europa.

  34. balbina neto disse:

    sou uma estudante angolana q ainda n chegou no ensino medio quero fazer o médio na inglaterra como faço

  35. Sandra Silvestre Antonio disse:

    Ola,
    Sou lincenciada em Planificacao Administracao e Gestao de Educacao, meu maior sonho e de um dia fazer mestrado mas nao possuo condicoes financeiras para tal . Venho por meio desta junto a entidade referenciada pedir uma ajuda em me concederem uma bosa de estudo para a realizacao deste grande sonho na minha vida. Sou uma jovem Mocambicana, que gosta de enfrentar grandes desafios . Por favor ajudem=me a concretizar este sonho ficarei grata para o resto da vida, A aprendizagem e e sera sempre continua.

  36. tecin disse:

    sou de mocambique gostaria de saber se existem bolsas pra licenciatura

  37. Helder Cipriano disse:

    Ola! eu sou o helder sou Tecnico Medio do Curso de Ciencias Economicas Juridicas e pretendo lincenciar me em Direito na faculdade e visto que as condiçoes em que me encontro nao sao favoraveis e gostaria que me ajudassem com uma bolsa de estudo para qualquer pais ai na Europa, vivo em Angola na Capital Luanda as coisas a qui estao muito complicadas para entrar numa instituiçao publica nao e facil…e se for na privada entao e mais dificil a qui mensal e 300 usd e se for 1 curso tecnico e ainda mas caro e ainda asim o indice de desemprego e elevado mas as coisas sao estremamente cara, so preciso q a judem me tenho 21 anos de idade. eis o meu email: deni_k91@yahoo.com

  38. Rofino Francisco Rofino disse:

    Exmos senhores,

    Sou Moçambicano, licenciado em Ensino de Lingua Inglesa e gostaria de poder fazer o mestrado em na mesma area .Gostaria imensamente de concorrer a uma Bolsa de Estudo em Inglaterra, não sei por onde começar. Preciso de ajuda para realisar esse grande projeto de minha vida.
    Rofino

  39. Ezequiel fanso salifo disse:

    Eu, ezequiel fanso, tenho apenas concluido o nivel medio, e agora eu quero uma ajuda para conseguir fazer a licenciatura na area de jornalismo este é o meu grande sonho sou de mocambique e nasci no dia 03.05.1990.

  40. Timoteo disse:

    Bom dia, sou Timoteo Rui, Fui estudante da Universidade Pedagogica de Mocambique no curso de gestao ambiental, planificacao e desenvolvimento coimunitario, actualmente exerco as funcoes de docente no ensino medio e pretendo uma bolsa de estudo na area do ambiente

    • Lina disse:

      Todos
      O Conexão Paris é blog informativo sobre turismo. Citei os sites acima, como informação. Entrem em contato direto com os sites citados.

  41. Alberto Tage disse:

    O meu grande sonho e de ter uma bolsa para o mestrado em Frances lingua Estrangeira(FLE).

  42. Alberto Tage disse:

    Sou docente de frances na Proincia de Cabo Delgado,no Distrito de Montepuez, formado pela Universidade Pedagogica de Nampula para Linguas estrangeiras, o coso de Frances. Gostaria que tivesse acesso ao Mestrado aina nesta arae (FLE)na Europa.

  43. Ricardo Martins Pinheiro disse:

    Boa tarde!
    Sou graduado em Geografia e pretendo fazer Mestrado na Europa na area de Meio Ambiente.Abracos!!!

  44. Sou bacharel em pintura pela Belas Artes e decendente de Francês pelos meus tataravós, gostaria muito de estudar na Europa com especialização em artes, poderia me orientar? Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.